NOTÍCIAS

Moçambique conta com experiência de Angola para explorar diamantes

20 de maio de 2014

A ministra de Minas e Recursos Minerais de Moçambique, Esperança Bias, pediu hoje ajuda a Angola para o processo de pesquisa e produção de diamantes no seu país, que possui grande potencial daquele mineral.rnEsperan

A ministra de Minas e Recursos Minerais de Moçambique, Esperança Bias, pediu hoje ajuda a Angola para o processo de pesquisa e produção de diamantes no seu país, que possui grande potencial daquele mineral.

rn

Esperança Bias manifestou o desejo no final da assinatura de três memorandos de entendimento nos domínios geológicos e de exploração mineira.

rn

Segundo a governante moçambicana, Angola tem uma grande tradição na pesquisa e produção de diamantes e Moçambique, apesar de não ser ainda um país produtor, tem potencial, com as primeiras pesquisas em fase de arranque.

rn

“Acreditamos que a experiência de Angola vai valer para o nosso país”, disse Esperança Bias à imprensa.

rn

Moçambique pretende aderir ao Processo Kimberly e conta com Angola para atingir o seu objetivo, nesse sentido, Esperança Bias disse que está a preparar-se para o efeito e a experiência angolana “está a ter um papel relevante”.

rn

Por sua vez, o ministro da Geologia e Minas de Angola, Francisco Queirós, referiu que no âmbito da cooperação entre os dois países, quadros angolanos poderão deslocar-se à Moçambique para transmitirem os seus conhecimentos, realçando que o grande desafio dos dois países está no campo dos recursos humanos.

rn

Já a governante moçambicana manifestou também disposição do seu país em apoiar Angola no seu processo de mapeamento geológico iniciado na semana passada.

rn

“Angola está a fazer agora o mapeamento geológico, Moçambique fez a primeira fase e foi com base neste trabalho que nós instalámos o cadastro mineiro e hoje o país está a atrair muitas empresas para explorar vários recursos”, explicou a ministra.

rn

Foram assinados memorandos de entendimento entre a Empresa Nacional de Ferros de Angola (Ferrangol) e a Empresa de Exploração Mineira de Moçambique (EMM), de intenções entre o Instituto Geológico de Angola e o Geológico e Mineiro de Moçambique e entre a Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama) e a EMM.

rn

O ministro angolano classificou os memorandos como “positivos”, na medida em que vão permitira às empresas passarem a prática o que foi alcançado no plano político.

rn

 

rn

 

 

Fonte: MSN Notícias

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anglo American investe na recuperação de nascentes de rios brasileiros e na preservação de matas protegidas

14 de junho de 2021

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável dos municípios e estados onde atua no Brasil, a mineradora Anglo American está realizando…

LEIA MAIS

IBRAM apresenta oportunidades comerciais para exposição de marcas na EXPOSIBRAM 2022

1 de julho de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) reuniu nesta quinta-feira (30/06) diversos representantes de empresas do setor mineral e de outros segmentos econômicos…

LEIA MAIS

Setor mineral está no caminho certo ao aprimorar relacionamento com comunidades

13 de outubro de 2020

O setor mineral está no caminho certo ao aprimorar seu relacionamento com as comunidades. A afirmação foi feita pelo diretor-presidente…

LEIA MAIS