NOTÍCIAS

Momentos importantes marcam a parceria da Vale com a China

22 de julho de 2013

A parceria da Vale com a China começou em julho de 1973 e, com o tempo, se tornou sólida. Tanto que em 40 anos já exportamos para o país mais de um bilhão de toneladas de minério de ferro. Atualmente, cerca d

A parceria da Vale com a China começou em julho de 1973 e, com o tempo, se tornou sólida. Tanto que em 40 anos já exportamos para o país mais de um bilhão de toneladas de minério de ferro. Atualmente, cerca de 50% das nossas exportações anuais do produto vão para a China. “Como somos um dos principais fornecedores do país, a Vale não seria a empresa que é se a China não surgisse com esse potencial de consumo”, reforçou o diretor-executivo de Ferrosos e Estratégia, José Carlos Martins.

rn

E o processo de consolidação da relação entre a Vale e a China tem momentos marcantes, como a visita da comitiva da missão diplomática chinesa ao Porto de Tubarão, no Espírito Santo, em agosto de 1974. Essa mesma comitiva, dias depois, foi a Brasília para oficializar o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Quatro anos depois, foram iniciadas as vendas regulares para as siderúrgicas chinesas, como consequência do acordo comercial Brasil-China. Nessa época, o minério foi muito importante para reduzir o déficit da balança comercial brasileira, afetada pela Crise do Petróleo. Os navios saíam do Brasil carregados de minério e voltavam com petróleo chinês. A partir de 1985, com a inauguração da Baosteel, consolidou-se a parceria com o país oriental. A qualidade do nosso produto foi fundamental para que conquistássemos participação no mercado.

rn

Para ficar ainda mais próximo dos clientes, a Vale inaugurou um escritório comercial em Xangai, maior cidade da China, em 1994. A década de 1990 foi marcada pelo salto das exportações para o país: passamos de cerca de 2 milhões de toneladas para 10 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Em 2008, dois momentos foram marcantes para essa parceria: o início das operações da usina de processamento de níquel de Dalian, na China, e a encomenda de 12 navios Valemax a um estaleiro chinês. O primeiro, o Vale Brasil, foi entregue à Vale em março de 2011. Nesse contexto, a China já era considerada uma grande potência econômica mundial e se tornou o principal destino do nosso minério de ferro.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Vale

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Diretores do IBRAM participam do lançamento do Instituto Lítio Verde

7 de julho de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, acompanhado do vice-presidente do Instituto, Fernando Azevedo e Silva, participou nesta…

LEIA MAIS

Lei sobre segurança de barragens é sancionada, ampliando a segurança jurídica para o tema de barragens de mineração

6 de outubro de 2020

Foi publicada no último dia 01/10 a Lei nº 14.066/2020, que impõe medidas para aumento da segurança de barragens, proíbe a…

LEIA MAIS

Participe da coleta de dados ESG Mineração do Brasil e contribua para um mapeamento das ações do setor

13 de junho de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) inicia nesta segunda-feira (13/6) uma coleta de dados sobre a atuação das mineradoras em relação às…

LEIA MAIS