NOTÍCIAS

Monitoramento 3D a laser calcula volume de estoques

8 de maio de 2015

A Netptec Technologies, empresa que desenvolve produtos de visão 3D, lançou um software de monitoramento autônomo de estoques para o setor de mineração. Chamado de 3DRi Stockpile, o software utiliza escâneres a

A Netptec Technologies, empresa que desenvolve produtos de visão 3D, lançou um software de monitoramento autônomo de estoques para o setor de mineração. Chamado de 3DRi Stockpile, o software utiliza escâneres a laser distribuídos em torno de uma pilha de estoque em um site de mineração para monitorar automaticamente o nível desse estoque e reportar o volume presente naquela pilha.

rn

Os escâneres a laser conseguem penetrar a camada de pó, pelo fato de terem sido desenvolvidos para ambientes mais remotos e com muita poeira, de forma que podem ser dispostos em volta do estoque sem qualquer proteção anticalor ou tecnologia de resfriamento. As informações são de comunicado enviado ao mercado na última terça-feira (5) pela Neptec.

rn

Segundo a empresa, uma rede de dois a quatro escâneres a laser é capaz de cobrir vários estoques de grande porte que estejam a céu aberto e aglomerados. A tecnologia 3D Real-time intelligence da Neptec é utilizada para desempenhar o processamento dos dados 3D em tempo real, eliminando a necessidade de um operador, de custos com transmissão de dados e com pós-processamento dos dados para calcular o volume de material que há no estoque.

rn

“Os estoques são uma métrica financeira essencial para uma mina. Uma forma autônoma, precisa e consistente de obter essas informações tem um grande valor para as mineradoras. No atual cenário de produtividade, ninguém tem tempo ou equipe para fazer o pós-processamento e gerenciar enormes quantidades de dados 3D. É tudo sobre conseguir respostas rápidas e focar em operar um ativo de mineração com eficiência e segurança”, disse Jon Peck, presidente e CEO da consultoria Peck Tech.

rn

Por meio de uma interface web 3DRi, os usuários podem programar escaneamentos remotamente, definir estoques individuais dentro de um aglomerado e customizar o relatório automático que é gerado com os dados. Os resultados podem ser enviados por e-mail para os usuários ou exportados para softwares de planejamento de mina ou sistemas de informação para mina.

rn

“Nossos clientes cada vez mais pedem por mais informação e menos dados, e é nisso que vamos continuar a focar à medida que desenvolvemos mais aplicações de produtividade e segurança com base no nosso software 3DRi e nos escâneres a laser’, disse Mike Sekeka, CEO da Neptec.

rn

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



5 dicas para manutenção eficaz em mineradoras

3 de dezembro de 2018

Manter o maquinário em bom estado de funcionamento é um dos maiores desafios das mineradoras. Instalados em ambientes extremos e…

LEIA MAIS

RMB firma parceria para desenvolver projeto inovador de manganês no Pará

3 de novembro de 2020

Acordo firmado entre a RMB e o grupo Sabes, vai proporcionar investimentos de aproximadamente US$ 200 milhões nos próximos três…

LEIA MAIS

Exportação de pelotas aumenta 14,2% de janeiro a setembro

23 de novembro de 2017

Foram exportadas 22,5 milhões de toneladas de pelotas nos nove meses deste ano A exportação de pelotas, feita pela Vale,…

LEIA MAIS