NOTÍCIAS

Mostra divulga o patrimônio histórico e cultural de Rondon do Pará

28 de outubro de 2014

Segunda etapa do evento será realizada no período de 27 a 31 deste mês na quadra da Escola Luciolo RabelornO que compõe o patrimônio cultural de uma comunidade? Qual a importância de resgatar e preservar a mem&o

Segunda etapa do evento será realizada no período de 27 a 31 deste mês na quadra da Escola Luciolo Rabelo

rn

O que compõe o patrimônio cultural de uma comunidade? Qual a importância de resgatar e preservar a memória de um povo? Como sensibilizar e despertar o interesse da população de uma localidade para sua própria história? Respostas para questões como estas poderão ser obtidas pela população de Rondon do Pará durante a 1ª Mostra Cultural do município, evento realizado pela Votorantim Metais, em parceria com a Prefeitura de Rondon do Pará, Archaeo Consultoria e Fundação Casa da Cultura de Marabá, no período de 27 a 31 de outubro.

rn

Durante cinco dias, a quadra da Escola Municipal Luciolo Rabelo, localizada à rua Castro Alves, 609, será o palco de uma diversificada programação que inclui apresentação de vídeos, exposição arqueológica, palestras, danças, oficinas de construção de livros artesanais e de pintura rupestre. A Mostra atende à Portaria n. 230  do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e ocorreu, primeiramente, na Vila Santa Lúcia, localizada a 54 quilômetros do centro urbano de Rondon do Pará.

rn

Suzana Hirooka, diretora da empresa Archaeo Consultoria, explica que desde o segundo semestre de 2013, professores e alunos da Escola Haeliton Andrade, única instituição de ensino da Vila Santa Lúcia, participam de um projeto voltado para a educação patrimonial. “O acesso à informação é uma das maiores deficiências desta comunidade. Por isso, uma de nossas primeiras ações foi trabalhar questões conceituais junto aos professores. A partir daí, orientamos os docentes na elaboração de um projeto voltado para a valorização e percepção da escola como um patrimônio da comunidade e que, por isso, precisa ser preservada. Uma das mensagens que sempre buscamos destacar é de que as pessoas precisam se unir em prol de um bem que é de todos”, afirma.

rn

Sérgio Oliveira, coordenador de Sustentabilidade do Alumina Rondon, que prevê a construção de uma refinaria de alumina integrada a uma mina de bauxita em Rondon do Pará, esclarece que a Mostra Cultural faz parte do Programa de Arqueologia do projeto e busca celebrar a diversidade cultural e as memórias da região. “Depois da Vila Santa Lúcia, chegou a vez dos moradores da zona urbana receberem o evento. A proposta é trabalharmos a educação patrimonial aliada à educação ambiental. A ideia não é somente atendermos a uma condicionante do processo de licenciamento do Alumina Rondon. Atuaremos para que esta seja uma ação continuada e faça parte do calendário cultural do município”, destaca. 

rn

A empresa – A Votorantim Metais investe desde a sua criação, em 1996, no crescimento de suas operações com base em princípios de sustentabilidade e estabilidade operacional. A empresa é líder no mercado brasileiro de alumínio primário, uma das cinco maiores produtoras mundiais de zinco e a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina. Segunda maior companhia brasileira de metais não-ferrosos, a Votorantim Metais tem 17 unidades industriais, sendo onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A empresa possui uma gestão de Inovação Aberta, materializada em uma governança corporativa, reconhecida nacionalmente pela Confederação Nacional das Indústrias, por meio do Prêmio Nacional de Inovação. A Votorantim Metais é a empresa no Brasil que tem o maior número de projetos aprovados pelo Senai-Cimatec, desenvolvendo soluções para o aumento da competitividade da indústria brasileira.

rn

Sobre o Alumina Rondon – O Alumina Rondon está em fase de licenciamento, é o principal investimento da Votorantim Metais no Brasil e prevê a construção de uma refinaria de alumina junto com uma mina de bauxita no município de Rondon do Pará.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mineração Serra Verde apresenta melhorias no projeto de Terras Raras em Minaçu

6 de outubro de 2020

A Mineração Serra Verde traz a público atualizações em seu projeto de Terras Raras em Minaçu, Goiás, que proporcionarão ainda mais segurança,…

LEIA MAIS

27 de novembro | Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho

27 de novembro de 2018

Claudia Pellegrinelli, engenheira de segurança do trabalho, está à frente do Programa de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (MINERAÇÃO) desde…

LEIA MAIS

Especialistas debatem sobre o TSM durante a Arminera

22 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do painel “Programa para uma mineração sustentável (HMS-TSM): aplicação…

LEIA MAIS