NOTÍCIAS

Muitas novidades e novas tecnologias marcam a 8ª edição da feira Metalurgia

19 de setembro de 2012

rnFeira reúne expositores internacionais e se consolida como o evento mais importante da indústria de fundição do Brasil em 2012.rnEntre os dias 18 e 21 de setembro, os pavilhões da Expoville, em Joinville/SC, receb

rn

Feira reúne expositores internacionais e se consolida como o evento mais importante da indústria de fundição do Brasil em 2012.

rn

Entre os dias 18 e 21 de setembro, os pavilhões da Expoville, em Joinville/SC, recebem o maior evento de 2012 do setor de fundição do Brasil. A 8ª edição da Metalurgia – Feira e Congresso de Tecnologia para Fundição, Forjaria, Alumínio e Serviços vai apresentar aos visitantes o que há de mais inovador em tecnologias, matérias-primas, máquinas e equipamentos, softwares, forjados, acabamentos, automação, entre outros. 450 empresas, vindas do Brasil, Alemanha, Estados Unidos, China, Itália e Espanha, confirmaram presença na feira e vão ocupar 20.000 m^2 de área.

rn

Realizada, a cada dois anos, pela Associação Brasileira de Fundição (Abifa) e organizada pela Messe Brasil, a Metalurgia está configurada como um importante centro de informação e uma plataforma de negócios bastante valorizada pelo segmento. Para Devanir Brichesi, presidente da Abifa, o evento já é um acontecimento reconhecido e consagrado para os mercados metalúrgico e de fundição. “Além dos aspectos técnicos e avanços tecnológicos, a feira possibilita um contato mais direto entre todos os elos da cadeia produtiva. Constitui sempre um ambiente propício para estreitar o relacionamento entre clientes e fornecedores e oportunidade para geração de novos negócios”, destaca.

rn

Neste ano, o evento conta, pela primeira vez, com o apoio institucional da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A entidade aposta na Metalurgia pela sua credibilidade e seriedade. “É importante destacarmos a qualidade do evento e o público qualificado que o prestigia. Esperamos estimular empresários, técnicos e outros profissionais a utilizar os documentos que promovem a atualização tecnológica e incentivam as boas práticas nas dimensões econômica, social e ambiental”, afirma Roberto Silva Santos, gerente de articulação nacional da ABNT.

rn

Focada também na gestão sustentável, outra novidade na Metalurgia será a Central de Gerenciamento de Resíduos. Os materiais descartados no período de montagem e desmontagem e durante a feira serão selecionados e terão um destino ambientalmente correto. A iniciativa é um projeto da Messe Brasil, e conta com o apoio da Elementus Engenharia Ambiental, responsável pela elaboração e execução do plano de gerenciamento de resíduos sólidos. Os materiais serão comercializados pela Associação Ecológica dos Catadores Recicladores de Joinville (Assecrejo), beneficiando cerca de 40 famílias. “Nosso objetivo é encaminhar os materiais a destinos adequados, evitando ampliar volumes nos lixões ou em locais impróprios para descarte”, comenta Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, que acrescenta: “com a participação da associação, estamos apoiando também o aspecto social, beneficiando famílias com a geração de emprego e renda”.

rn

A expectativa, para este ano, é superar a edição anterior da feira e atrair cerca de 25 mil visitantes para o evento. Em 2010, a Metalurgia registrou um público de 23 mil pessoas, em sua maioria decisores de organizações e profissionais das áreas de pesquisa, planejamento e engenharia, vindos de 19 países e 14 estados brasileiros.

rn

Cintec 2012 Fundição debate o desenvolvimento tecnológico e as perspectivas para o setor

rn

Voltado para o debate de temas como matéria-prima e insumos, sustentabilidade, meio ambiente e racionalização energética, e desenvolvimento de processo e de produto, o Cintec 2012 Fundição – Congresso de Inovação Tecnológica está agendado para acontecer de 17 a 21 de setembro, em paralelo à Metalurgia. Com 20 palestras técnicas e seis minicursos, o evento busca ser um canal para a troca de conhecimento e experiência entre os profissionais, pesquisadores e estudantes da área de fundição. Além de aproximar esses públicos, o objetivo é levar à prática industrial os resultados do desenvolvimento tecnológico da academia.

rn

A palestra de abertura tem como tema “A competitividade da indústria de fundição e suas perspectivas” e será ministrada por Devanir Brichesi, presidente da Abifa e da Deluma Indústria e Comércio, fundição sob pressão de alumínio e zamak, da qual é o fundador. Brichesi também preside o Sifesp (Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de São Paulo) e a Alaif (Associação Latino-Americana da Indústria de Fundição) e é diretor eleito da Fiesp (Federação da Indústria do Estado de São Paulo). A abertura do congresso será no dia 17 de setembro, às 20 horas, na Sociesc, campus Marquês de Olinda.

rn

O Cintec é promovido pela Sociesc e, ao longo dos seus 12 anos de história, já reuniu 7.900 congressistas e 600 palestrantes. Para a edição de 2012, importantes nomes, vindos de instituições como USP, Unisinos, Weg, SCGÁS e Petrobras, vão trazer suas experiências para o evento e levantar discussões enriquecedoras com os participantes.

rn

As palestras acontecem no auditório da Expoville e os minicursos na Sociesc, no Campus Marquês de Olinda. Informações e inscrições no site www.sociesc.org.br/cintec ou pelo telefone (47) 3461-0160.

rn

Projeto Carreira promove intercâmbio entre profissionais e empresas

rn

Nesta edição, a Metalurgia vai contar com uma iniciativa inovadora no mercado nacional de feiras de negócios voltada para o intercâmbio entre empresas e profissionais. O Projeto Carreira, promovido por meio de uma parceria entre a Messe Brasil e a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Santa Catarina (ABRH-SC), vai divulgar, tanto as vagas disponíveis no setor, como os profissionais que estão à procura de novas oportunidades, promovendo a interação entre esses dois públicos.

rn

O estande do Espaço Carreira será uma espécie de ‘balcão de talentos”, onde os profissionais que buscam novas oportunidades nas áreas metalúrgica e de fundição podem deixar seus currículos e onde as vagas em aberto vão estar expostas. “Um dos grandes desafios das empresas é encontrar pessoas para preencher as suas vagas. Gente cara e rara é um chavão popular nos meandros de recursos humanos. Queremos aproveitar um evento como a Metalurgia para aproximar as competências disponíveis das necessidades empresariais”, afirma Pedro Luiz Pereira, presidente da ABRH-SC.

rn

Expositores destacam a qualidade dos insumos e matérias-primas

rn

Para a Metalurgia 2012, os expositores capricharam nos insumos e matérias-primas que trouxeram para a feira. Os visitantes vão se surpreender com os diferenciais que as empresas estão destacando, como o alto nível de qualidade, resistência, versatilidade, excelente desempenho e confiabilidade.

rn

Patrocinadora do evento desde a primeira edição, a Tupy, por exemplo, apresenta a diversidade de aplicações que a transformaram em uma das principais fornecedoras de blocos e cabeçotes de ferro para a indústria automobilística mundial. Estarão em exposição, no estande da empresa, veículos de passeio e comerciais, máquinas e equipamentos, buscando aproximar o público dos produtos finais para os quais é fornecedora.

rn

A Frohn Brasil, especializada em tecnologia de jateamento de metais não-ferrosos, traz para a feira suas mais novas granalhas de alta performance. Uma delas é a granalha de arame de inox cortado. Por ser fabricada por processo de trefilação, fica mais homogênea e isenta de carepas e fuligem e com vida útil, aproximadamente, 30% superior às granalhas fundidas. Outra novidade é a granalha de inox fundido por processo a vácuo Spherinox AC. Fabricada na liga inoxidável 304 austenítica, também apresenta uma granalha mais homogênea e com excelente performance e alta durabilidade.

rn

Em 2012, a Tecbraf traz sua linha completa de produtos voltados para a aplicação em moldes e machos de fundição. A empresa vai divulgar suas tintas utilizadas para prevenção de defeitos de veiamento, sinterização, reação metal-molde, penetração, bolhas de gás, entre outros. “As colas, para reparos de machos e moldes; os desmoldantes, para formar uma camada na interface metal-areia; os removedores, para limpeza do ferramental; as massas para calafetar, para correção e reparo de moldes e machos; e os colapsibilizantes, para desmoldagem de moldes e machos, também vão estar na feira”, destaca Vanessa Calori, diretora administrativa da Tecbraf.

rn

Atuando no fornecimento de areias quartzosas industriais (areia base) e areias para processo shell molding, a Mineração Jundu divulga sua linha de produtos obtidos a partir de areias, resinas e catalisadores de altíssima qualidade. Esses produtos são comercializados em diferentes granulometrias e níveis de resistência, atendendo às especificações dos processos utilizados na fabricação de machos e moldes em areia. “Temos jazidas próprias, com minérios de alto nível. Mantemos um rigoroso sistema de controle de qualidade, garantindo os requisitos técnicos especificados pelos clientes”, explica Edson Gomiero, gerente de marketing e vendas da Mineração Jundu.

rn

A Comil Cover Sand, especializada na fabricação e fornecimento de insumos para fundição, traz suas tintas refratárias para ferrosos e não-ferrosos. Indicadas para pintura de machos ou moldes de areia, elas proporcionam bom acabamento superficial das peças fundidas. As luvas exotérmicas, superexotérmicas e isolantes também vão estar no estande da Comil. Produzidas a vácuo, possuem alta resistência e garantem uma boa alimentação da peça fundida. As luvas Elbow RBI e RBA são outro destaque. Os produtos melhoram o rendimento metálico, facilitam a remoção dos alimentadores e minimizam o acabamento.

rn

Oferecendo soluções completas e inovadoras aos segmentos de construção civil-metálica e de ferramentaria e fundição, a Hard apresenta sua linha de resinas não-tóxicas, isentas de produtos nocivos à saúde, com características como resistência à abrasão e ao impacto. Além dessa linha, a empresa divulga ainda as placas de PU de diversas densidades (100 a 1400 Kg/m^3); resinas para confecção de moldes e modelos padrão; resina para modelos de fundição e para as indústrias de plásticos, cerâmica, automobilística, calçadista, eletroeletrônica e manutenção industrial. “Na Hard a palavra chave é inovação. Todo o trabalho é feito de acordo com os requisitos do mercado nacional e internacional, sempre adequando essa realidade às expectativas dos clientes”, afirma Marco Antônio, gestor de produtos da divisão de resinas da Hard.

rn

Líder nacional no segmento de bentonitas para o mercado de fundição, a Buntech divulga na feira suas bentonitas de alto rendimento, misturas de bentonita com carvão, inovações tecnológicas e resinas de baixas emissões. Os produtos destacam-se pela alta performance e pureza e, elevada diversidade de aplicações, podendo ser utilizados em segmentos como fundição, perfuração, tintas, construção civil, impermeabilização de solos e aterros sanitários, entre outros.

rn

A Nacional de Grafite expõe suas linhas de grafite natural cristalino. A Supergraf, por exemplo, é uma linha de grafites granulados de alta pureza, com baixíssimos teores de enxofre, fósforo e nitrogênio, destacando-se o produto Supergraf 08. Outra linha é a Graflake, composta de grafites do tipo floco, em diversos teores de carbono, com granulometria média maior que 150 mícrons. A linha Grafine também reúne grafite do tipo floco, porém fino, com granulometria média inferior a 150 mícrons e em diversos teores. Os grafites micronizados, da linha Micrograf, são disponibilizados em diversos teores e têm tamanho médio de partícula entre quatro e 75 mícrons.

rn

Líder no fornecimento de produtos químicos e metalúrgicos para a indústria de fundição em todo o mundo, a Foseco divulga sua linha de insumos. No estande da empresa, os visitantes irão encontrar luvas exotérmicas, filtros de espuma cerâmica, tintas refratárias, fluxos, coagulantes, resinas/catalisadores, inoculantes, entre outros.

rn

Equipamentos e máquinas focam em alta produtividade e baixo consumo de energia

rn

As empresas expositoras da Metalurgia 2012 vão apresentar aos visitantes novas soluções e alternativas para as indústrias metalúrgicas e de fundição. As máquinas e equipamentos trazidos para a feira reúnem uma série de vantagens, como aumento do desempenho e produtividade, redução no consumo de energia, além de processos sustentáveis, que protegem o meio ambiente. Tudo isso, para atrair e surpreender o público que passar pelo evento.

rn

Expositora da Metalurgia desde a primeira edição da feira, uma das novidades no estande da Síderos é o refratário à base de sílica, para fornos de fusão de ferro. “O produto permite a remoção do gabarito a frio, logo após o material ser vibrado, esse procedimento representa uma redução significativa de custos”, explica Josué Phintener, diretor comercial da empresa. Os concretos refratários de cura rápida (Quick Dry), que possibilitam que o equipamento volte para produção em menor tempo, assim como as linhas completas de revestimentos refratários e os tradicionais tampões refratários (stoppers), já bastante conhecidos pelo rendimento e durabilidade, também serão divulgados para os visitantes.

rn

A Perfil Térmico traz para a Metalurgia a panela para transporte de alumínio líquido TEL-400. “A TEL é uma panela autoaquecida, ou seja, em suas paredes refratárias ficam embutidas resistências elétricas que mantêm o refratário a temperatura de 700oC”, explica Claudio Henrique Goldbach, diretor da Perfil Térmico. Entre os principais benefícios do equipamento, estão o maior rendimento metálico, devido à menor temperatura do banho no forno fusor; menor consumo de energia no processo, já que a panela possui um excelente isolamento térmico (<6 kW); e menor custo de manutenção, pois o refratário e as resistências têm durabilidade mínima garantida de dois anos.

rn

Especializada em soluções para as áreas de pesquisa e monitoramento, a Shimadzu do Brasil preparou dois equipamentos para expor em seu estande. O primeiro deles é o espectrômetro de emissão ótica, modelo PDA-5500S. Desenvolvido com tecnologia de fotomultiplicadores para o controle de processos de fundições e indústrias metalúrgicas, o equipamento é adequado para análise química de ligas ferrosas. O modelo possui o método de discriminação de pulsos (PDA) e limpeza automática de eletrodo, garantindo alta repetitividade e exatidão. O segundo é o Foundry Master Xpert, um espectrômetro de emissão ótica por centelhamento, com tecnologia CCD para controle de processos e análise química de metais. Esse equipamento pode determinar um grande número de elementos químicos em metais, incluindo nitrogênio.

rn

A Master Fiber vai apresentar a sua linha de fornos de fusão e espera, e fornos dosadores destinados às fundições de metais não-ferrosos. Desenvolvidos e fabricados com tecnologia de ponta, esses equipamentos possuem alguns diferenciais, como baixo consumo de energia e custo operacional e diminuição de paradas para limpeza e manutenção. “Os nossos fornos possuem um reduzido índice de oxidação metálica e uma série de outros benefícios, como dosagem mais rápida, precisa e eficiente e baixo custo de manutenção”, acrescenta Valdir Nogueira, da Master Fiber.

rn

A Italterm lança, na Metalurgia 2012, o moderno Indicmax RF, um pirômetro de imersão sem cabo. O equipamento é a junção da flexibilidade do pirômetro portátil com a visibilidade e registro do pirômetro de painel, tudo isso sem fio. O Indicmax RF conta ainda com um sistema único de lanças intercambiáveis, proporcionando uma rápida e segura manutenção de receptáculos e cabos, que são os principais causadores de paradas para manutenção. Entre outras vantagens, o equipamento garante mais segurança pela ausência de cabo sob a plataforma de fusão e vazamento, mais velocidade de reparo por conta da lança intercambiável e menores custos com manutenção.

rn

A Tecnobriq apresenta a briquetadeira modelo PBH-135T, destinada a empresas geradoras ou processadoras de cavacos metálicos, que podem ser reutilizados ou comercializados. “As nossas briquetadeiras geram briquetes de alta densidade, com umidade residual máxima em torno de 1% e excelente resistência ao desgaste. Durante o processo de fusão, eles mantêm sua integridade, gerando pouca escória e principalmente, não apresentam ‘inchamento’, conservando a integridade do refratário do forno”, explica Carlos Alberto Lischka, diretor técnico-comercial da Tecnobriq.

rn

Focada na despoluição e preservação do meio ambiente, a Arpi traz para a feira o seu mais recente lançamento, a central extrusora para gases de solda (CEG). O equipamento tem a opção de ser usado com um ou dois braços articulados, que podem ser posicionados de acordo com o serviço, proporcionando mais comodidade ao soldador. Além disso, o CEG também pode ser aplicado em situações onde há muitos pontos de trabalho em sequência. “Com este equipamento, conseguimos proporcionar aos operadores uma condição melhor de trabalho, protegendo a saúde das pessoas envolvidas no processo”, destaca Renato Nunes, gerente comercial da Arpi.

rn

A Eco Sand apresenta o elevador resfriador vertical (ERV). O equipamento foi desenvolvido para eliminar o fosso no sistema de destorroamento de areia no processo de cura frio e também para resfriar a areia quando transportada. Sua capacidade de elevação alcança até seis metros de altura e de transporte chega a 10 ton/h. Sua eficiência de resfriamento é de 350oC na entrada para 35oC na saída. “Além de elevar a areia até o propulsor, o elevador substitui o resfriador convencional de leito fluidizado”, destaca José Roberto de Souza, diretor técnico comercial da Eco Sand. O ERV possui uma concepção muito simples, facilitando a manutenção do equipamento. Além disso, tem baixo consumo de energia.

rn

Controles remotos industriais para pontes rolantes serão o destaque no estande da Foxcontrol. Além de garantir a segurança dos operadores, principal vantagem dos controles industriais, eles são certificados pela Anatel e ainda facilitam a operação e asseguram mais agilidade e precisão aos movimentos. Com diversos modelos disponíveis, os controles atendem indústrias dos mais diversos segmentos, como siderúrgico, automotivo, de papel e celulose, pré-formados, entre outros.

rn

Especializada no desenvolvimento de equipamentos para controle da poluição do ar por particulados e poluentes, a Astral Ambiental leva para a Metalurgia 2012 a miniatura de um filtro de mangas. Os filtros de mangas, assim como as redes de dutos construídos em chapas de aço galvanizado, foram agregados recentemente ao portfólio de produtos da empresa e representam mais uma opção para os clientes.

rn

Novas tecnologias e serviços permitem inovações em produtos

rn

Configurada também como um centro de novas tecnologias, a Metalurgia vai apresentar o que há de mais inovador no mercado em se tratando de serviços, softwares e projetos. Desde microempresas até grandes organizações vão poder conhecer e ficar por dentro das novidades destes setores.

rn

A Ecil Met Tec preparou dois lançamentos para o seu estande. O primeiro deles é o sistema de análise térmica avançada Thermolan Azterlan para ferros fundidos. “Com o Thermolan é possível prever, em tempo real, o tipo e a forma de grafite e outros parâmetros que determinam a qualidade metalúrgica de ferros fundidos cinzentos, nodulares e vermiculares”, explica Douglas Gregorio, gerente de vendas da Ecil Met Tec. Outra vantagem, é a facilidade de uso do software que já vem em português. O segundo lançamento é o Sistema CellaCast Keller, que foi pensado para medir a temperatura sem contato no jato de metal líquido, nas linhas de vazamento contínuo. “O sistema baseia-se em um pirômetro de duas cores com alta resolução óptica, isso produz resultados altamente confiáveis ??de medição, mesmo quando há uma grande quantidade de poeira, vapores ou fumaça no campo de visão do pirômetro”, ressalta Douglas.

rn

Especialista em pintura industrial com tinta pó e líquida, a Braspó apresenta sua nova linha de pintura E-Coat (electro coat). Totalmente automatizada, conta com sistema contínuo power & free, garantindo fluxo constante. Com capacidade de pintar 12 toneladas ou 500 m^2/hora para peças de até 2.500 mm, a nova tecnologia assegura um tratamento de superfície de alta qualidade, garantindo um aproveitamento da tinta superior a 95%. Entre as principais vantagens da pintura E-Coat, estão a excelente resistência à corrosão, uniformidade de camada e formação de camada protetora em áreas de difícil acesso. “A tinta usada é a base de água, com baixo conteúdo de solventes e isenta de metais pesados, protegendo, assim, o meio ambiente”, acrescenta Adam Oliveira Hempkemaier, assistente financeiro da Braspó.

rn

O Grupo Setorial de Metalurgia do Pó traz para a feira peças sinterizadas de aço, aço inox, bronze e latão. Durante o evento, uma prensa vai estar em funcionamento no estande, demonstrando o processo de compactação de pós metálicos. O objetivo do grupo é divulgar essa tecnologia para as empresas brasileiras. O processo tem como características o baixo custo para produção de peças em larga escala e baixo impacto ambiental, se comparado com as tecnologias concorrentes, pois exige um consumo menor de energia de transformação e possibilita um alto aproveitamento da matéria-prima.

rn

Neste ano, a Magma apresenta as novidades da versão mais recente do MAGMA5 , um programa capaz de prever e otimizar os processos de fundição, contribuindo para a redução de custos e aumento do nível de qualidade dos fundidos. O programa oferece soluções completas para a indústria de fundição de metal, otimizando processos críticos da engenharia de fundição para todos os materiais e processos, incluindo recursos personalizados para fundição sob pressão. Com o uso dessa tecnologia ágil e de fácil manipulação, as empresas garantem processos confiáveis e mais rápidos, desde o conceito inicial até o projeto final do componente.

rn

Em sua primeira participação na Metalurgia, a Pafer apresenta o sistema de limpeza de peças Bio-Circle. Diferente de outros métodos, que usam solventes nocivos, o sistema é uma alternativa mais segura e eficaz para limpeza manual de peças. Ele atua através da biorremediação e elimina a necessidade de trocas frequentes, reduzindo o descarte e os problemas associados ao manuseio de produtos perigosos. Além de ser um produto biodegradável, a base d’água, com pH neutro, é totalmente seguro ao operador e ao meio ambiente.

rn

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai divulgar suas diversas linhas de crédito disponíveis para a indústria. Os analistas técnicos do BRDE vão apresentar, para visitantes e expositores, os financiamentos voltados para implantação, ampliação e modernização das empresas, aquisição de novas máquinas, equipamentos, móveis e utensílios, projetos de engenharia, pesquisa, desenvolvimento e inovação, capital de giro associado ao investimento fixo, entre outros. “O atrativo são os prazos de carência e a participação no financiamento em até 100% do investimento”, explica Neuto de Conto, diretor de operações do BRDE.

rn

O Grupo Micrometal traz para os pavilhões da Expoville suas divisões de microfusão, representada pela Micrometal, usinagem e conexões sanitárias, pela Microval. Os visitantes vão conhecer as peças microfundidas e usinadas, com tratamento superficial e térmico, fornecidas para diversos segmentos, como o automotivo, agrícola, metalmecânico, aeroespacial, de construção civil, entre outros e também conexões e válvulas sanitárias, as quais atendem aos segmentos alimentícios, como cervejarias, laticínios, sucroalcooleiro, químico, petroquímico, farmacêutico, entre outros.

rn

Serviço

rn

Metalurgia 2012 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Forjaria, Alumínio e Serviços

rn

www.metalurgia.com.br

rn

Data: 18 a 21 de setembro de 2012

rn

Horário: das 14 às 21 horas

rn

Local: Expoville – Joinville/SC – Brasil

rn

Organização: Messe Brasil

rn

Evento paralelo: Cintec 2012 Fundição – Congresso de Inovação Tecnológica

rn

Informações para a imprensa

rn

Messe Brasil – www.messebrasil.com.br – (47) 3451-3011
Simone Hülse Feuser (Mtb/SC 00897) – simone@messebrasil.com.br
Tatiane Martins (Mtb/SC 3795) – tatiane@messebrasil.com.br

rn

 

Fonte: Meio Filtrante

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS

Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS

Desenvolvimento de Normas Internacionais da ISO em debate

12 de novembro de 2018

Produtores, consumidores, clientes e prestadores de serviços relacionados ao Setor Mineral Brasileiro reuniram esforços para desenvolver e atualizar normas técnicas…

LEIA MAIS