NOTÍCIAS

MULTINACIONAL DE SONDAGEM AUMENTA PRESENÇA NO BRASIL

17 de novembro de 2015

A empresa de perfurações e sondagens Geotech Reserves, filial da russa UTZM, chegou ao Brasil no fim do ano passado e estabeleceu escritório em Belo Horizonte (MG).

A empresa de perfurações e sondagens Geotech Reserves, filial da russa UTZM, chegou ao Brasil no fim do ano passado e estabeleceu escritório em Belo Horizonte (MG). No primeiro ano em operação no país, a companhia fechou contratos com mineradoras de pequeno e grande porte e está presente em seis estados, trabalhando em diferentes projetos.

“Acreditamos que foi melhor ter começado em um momento de crise do que em um momento de alta de mercado, para nos prepararmos para uma melhoria nos próximos anos. A nossa maior jazida é o nosso próprio otimismo. Ser otimista ajuda a superar as crises, que são os melhores momentos para se posicionar estrategicamente no mercado”, afirmou o executivo, por e-mail, ao NMB.

Os carros-chefe da Geotech são campanhas de sondagem diamantada e de circulação reversa (RC, na sigla em inglês), no entanto, com o momento atual do setor de mineração, a empresa tem se mostrado aberta a diferentes tipos de demanda de serviços, segundo Scervini. Por acordos de confidencialidade, a Geotech não pode relevar nome dos clientes e nem os estados em que trabalha.

“Operamos para vários clientes sem discriminar os pequenos. Acreditamos que o pequeno hoje pode ser o grande amanhã e, para quem trabalha e gosta de exploração, como é o nosso caso, precisamos apostar nos novos descobrimentos”, disse o diretor-geral da Geotech.

A empresa possui uma sonda multipropósito, que é a maior para exploração mineral no Brasil, que foi importada da Austrália em janeiro deste ano. O equipamento tem capacidade de chegar a quase 700 metros em circulação reversa (RC) e cerca de 3.000 metros com sondagem diamantada em diâmetro NQ.

“Temos a frota mais moderna e nova entre as companhias de sondagem presente no Brasil. A sonda [multipropóstio] mais antiga foi recebida em agosto do ano passado e começou a operar no final de 2014 e a mais nova foi recebida em janeiro de 2015 e é também a maior sonda do mercado de sondagem”, disse Scervini.

As impressões do executivo para o primeiro ano operacional da empresa no país são de que o mercado brasileiro de exploração mineral e sondagem é complexo e sensível aos preços, mas que oferece boas oportunidades no médio e longo prazos. Ele disse que o país “tem sede” de qualidade e de novidades técnicas, fatores que são o diferencial da Geotech, segundo Scervini.

“O que falta [ao Brasil] é tomar consciência desta condição privilegiada e começar a atuar como um gigante de verdade. Acredito que apesar da conjuntura negativa atual, esta demanda reprimida de sondagem, criará nós próximos anos, um novo boom da exploração e que, quem sobreviver, ganhará o prêmio por ter perseverado e sofrido sem desistir”, afirmou ao NMB.

A UTZM Geotech Reserves é uma multinacional que opera em várias regiões, com sede em Moscou, na Rússia. A empresa tem filiais no Cazaquistão, Índia, África Ocidental (Costa do Marfim, Burkina Faso, Libéria, Gana, Niger), Chade e Tanzânia. Na Rússia, está entre as maiores companhias de exploração mineral e não somente sondagem, segundo o diretor-geral.

A Geotech executou mais de 120 projetos e perfurou cerca de 2,4 milhões de metros lineares nas demais filiais. A companhia trabalha com testemunhagem e amostragem; perfuração orientada e direcional; blast drilling; sondagem geotécnica, engenharia e hidrogeologia, entre outros.

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.

Fonte: Notícias de Mineração
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Presidente do IBRAM apresenta os desafios e as oportunidades da mineração em Pernambuco

30 de outubro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do Mineral Day, evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil…

LEIA MAIS

Prêmio Municípios Mineradores 2022 revela cases de sucesso em gestão municipal

13 de junho de 2022

Contar com atividade minerária sustentável no território é um excelente estímulo para a condução de projetos públicos que melhoram a…

LEIA MAIS

IBRAM E DEMin/UFMG retificam trabalho vencedor da categoria profissional do 10º CBMINA

7 de maio de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (DEMin/UFMG) comunicam que foi retificada…

LEIA MAIS