rnEventos gratuitos promovidos em outubro rendem homenagens ao eterno poetarnNo dia 31 de outubro, Carlos Drummond de Andrade faria 110 anos. Para celebrar a data e reverenciar um dos principais poetas brasileiros, o Museu das Minas e do Metal &
rn
Eventos gratuitos promovidos em outubro rendem homenagens ao eterno poeta
rn
No dia 31 de outubro, Carlos Drummond de Andrade faria 110 anos. Para celebrar a data e reverenciar um dos principais poetas brasileiros, o Museu das Minas e do Metal – EBX dedica sua programação cultural do mês ao poeta itabirano. Entre as atrações do Toda Quinta, no dia 4 haverá palestra com uma das maiores especialista em leitura do país, Maria Antonieta Cunha, que é secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e professora da UFMG.
rn
E como outubro também é o mês das crianças, no dia 12 de outubro, dia dedicado a elas, o MMM promove a entrada gratuita para crianças de até 12 anos. Além disso, as 150 primeiras que chegarem serão presenteadas com uma amostra mineral. Além disso, o Era uma vez no MMM…, momento dedicado à narração de histórias para o público infantil, no dia 28 presta homenagem a Drummond e às crianças, com as histórias de Carlos, o menino que colecionava pedras.
rn
A programação começa no dia 4 com o Língua Afiada, que tem como convidada a escritora Maria Antonieta Cunha. Considerada uma das principais especialistas em leitura do país, a professora da Faculdade de Letras da UFMG profere a palestra “Drummond hoje e sempre”, que revela as várias facetas da poesia de Drummond. “Do poema piada à poesia participante, da poesia experimental às formas clássicas, da poesia de circunstância à poesia metafísica, do poeta engajado ao autofechamento, do humanismo solidário ao niilismo, do poeta mineiro-itabirano ao poeta universal, da objetiva secura à ternura”.
rn
O Super Tela deste mês será no dia 11, com o documentário brasileiro “Consideração do poema”, de Gustavo Rosa de Moura, Eucanaã Ferraz e Flávio Rosa de Moura. Trata-se de um panorama da obra poética de Carlos Drummond de Andrade lido por grandes nomes da cultura brasileira: Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Fernanda Torres, Marília Pera, Milton Hatoum, Antonio Cícero, David Arrigucci, Dráuzio Varella, Cacá Diegues, Laerte, entre outros. Com 70 minutos de duração, o filme foi produzido em 2011 pelo Instituto Moreira Salles, durante as comemorações do Dia D, e gentilmente cedido para a exibição no MMM.
rn
Poesia e histórias
rn
O tradicional Café com Poesia, no MMM Café, acontece no dia 25. O poeta Wilmar Silva, com a participação especial do músico Celso Adolfo, apresenta a “Noite Drummoniana”, com poemas de Carlos Drummond de Andrade. Também no dia 25, dentro da programação do Muito MMMais, o Museu recebe o pesquisador Friedrich Renger, que fala sobre a história do ferro em Minas Gerais e no Brasil, a partir do século 16.
rn
Serviço
rn
Dia 04 – Língua Afiada – Maria Antonieta Cunha
Dia 11 – Super Tela – Documentário “Consideração do poema” (Duração: 70 minutos)
Dia 18 – Língua Afiada – Fabiana Alves e Marina Alvim
Sessão comentada “Do Ponto à boemia”
Dia 25 – Café com Poesia – Wilmar Silva e Celso Adolfo
Palestra “A história do ferro no Brasil” – Friedrich Renger
Dia 28 – Era uma vez no MMM…– Beatriz Myrrha e a Orquestra Jovem V&M do Brasil
Local: Museu das Minas e do Metal – EBX – Praça da Liberdade S/N – Prédio Rosa
Horário: 19h30 (11h para o Era uma vez no MMM…)
Telefone: (31) 3516-7200
Entrada franca
rn
Fonte: O Tempo
Os métodos de monitoramento e a implantação de medidas de segurança de barragens pelo setor mineral brasileiro avançaram consideravelmente nos…
LEIA MAISEstão abertas as inscrições para interessados em participar das palestras e debates que serão realizados durante a Expo & Congresso Brasileiro…
LEIA MAISCom o objetivo de explicar a percepção da suscetibilidade e risco, além de apresentar os produtos do Serviço Geológico do Brasil…
LEIA MAIS