NOTÍCIAS

Museu virtual e colaborativo de histórias de vida chega a Xambioá (TO)

2 de setembro de 2016

Identidade cultural e histórica do município será contada pela própria comunidade por meio do projeto Todo Lugar tem uma História para Contar, do Museu da Pessoarn

Projeto tem o apoio da Votorantim Cimentos e Conselho Comunitário de Xambioá

A história de Xambioá recontada pela ótica de quem participou, e continua participando, do desenvolvimento da cidade. Memórias que serão reunidas para um museu virtual, criado com a colaboração de pessoas para preservar a identidade cultural e histórica das comunidades. Em Xambioá, os relatos são coletados com os moradores por meio do projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa. A iniciativa tem o apoio da Votorantim Cimentos, que também realizou o mesmo projeto nos municípios de Imbituba (SC), Capivari de Baixo (SC) e Fercal (DF).

Para levantar as histórias de vida de Xambioá, a Votorantim Cimentos e o Museu da Pessoa promoveram uma oficina para preparar membros do Conselho Comunitário a realizar entrevistas. Até sexta-feira (02/09), 15 pessoas da comunidade farão seus relatos, que serão gravados em vídeo e, posteriormente, disponibilizados no Museu da Pessoa para acesso gratuito de qualquer lugar do mundo, por meio do site: www.museudapessoa.net . As histórias de vida também serão publicadas em um livro didático, que será distribuído nas escolas públicas e servirá de suporte para os professores realizarem atividades em sala de aula.

Segundo a coordenadora do Conselho Comunitário de Xambioá, Marivalda Martins Borges, a previsão é que o resultado do projeto seja apresentado à população em novembro, durante as comemorações do aniversário da cidade. “O município tem quase 60 anos de existência e foi cenário de muitos acontecimentos marcantes do Estado de Tocantins e também do Brasil, mas ainda não conta com um registro próprio de sua história. Com o Museu da Pessoa, essa carência será suprida. As pessoas estão bastante empolgadas com o projeto”, disse.

O gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Xambioá, Pedro Lúcio Soares Lima, afirmou que trazer o projeto do Museu da Pessoa para o município é uma das ações que a empresa executa com o intuito de contribuir para o fortalecimento da comunidade. “O Museu da Pessoa vem não só para documentar o que aconteceu em um lugar. É uma iniciativa que promove a valorização de histórias de vida, estimulando ainda mais a união da comunidade e o orgulho de pertencer àquele espaço, favorecendo ações sociais que agreguem ao desenvolvimento local”.

Sobre o Museu da Pessoa

Fundado em 1991, em São Paulo (SP), o Museu da Pessoa é o primeiro museu virtual de histórias de vida reconhecido nacional e internacionalmente. Conta, atualmente, com mais de 16 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto, e, aproximadamente, 72 mil fotos e documentos digitalizados. É um acervo que revela, de forma humana e pessoal, a diversidade de experiências e visões dos brasileiros. Ao longo de sua trajetória, o Museu da Pessoa também realizou cerca de 250 projetos de memória, nas áreas de Memória Institucional, Educação, Desenvolvimento Comunitário e Cultura, além de inspirar a criação de três museus: nos EUA, Canadá e Portugal. Mais informações sobre o Museu da Pessoa no site: http://www.museudapessoa.net/

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 56,8 milhões de toneladas/ano e receita líquida de R$ 14 bilhões, em 2015. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS

Diversidade e inclusão na mineração pautam premiação para jornalistas, produtores de conteúdo digital e estudantes no Pará

7 de dezembro de 2022

As inscrições para o Prêmio Simineral de Comunicação já podem ser feitas pelo site simineral.org.br “Diversidade e inclusão: os compromissos da…

LEIA MAIS

Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS