NOTÍCIAS

Nanavut: um mega-projeto de zinco

4 de janeiro de 2013

rnSituado na região Ártica do Canadá encontra-se um dos maiores depósitos de  zinco e cobre ainda não desenvolvido do mundo. Os jazimentos pertencem à MMG, uma  empresa Australia

rn

Situado na região Ártica do Canadá encontra-se um dos maiores depósitos de  zinco cobre ainda não desenvolvido do mundo. Os jazimentos pertencem à MMG, uma  empresa Australiana controlada por capital Chinês que é uma subsidiária da  chinesa Minmetals. O projeto terá grande escala compreendendo cinco  minas distintas com lavra subterrânea e a céu aberto. Outras três minas, situadas  em Izok Lake, também farão parte do complexo de Nanavut-Izok. Esse conjunto de  minas deverá produzir 180.000 toneladas de zinco e 50.000 toneladas de cobre  anualmente.

rn

É claro que um projeto desta escala em uma região remota com pouca  infraestrutura deverá ter um CAPEX de muitos bilhões de dólares. Esse CAPEX  incluirá a construção de porto para navios de 50.000t, acampamentos para 2000  pessoas, aeroportos e estradas com 70 pontes.

rn

Minas de zinco no Ártico não são totalmente incomuns. É o caso da Polaris,  controlada pela Cominco que produziu na sua vida útil mais de 22 milhões de  toneladas de chumbo e zinco e da mina Nanasivik, a primeira mina no Ártico,  também em Nanavut. Nanasivik pertencia à Billiton e foi fechada em 2002 devido  aos elevados custos de produção e a queda dos preços do metal.

rn

 

Fonte: O Geólogo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…

LEIA MAIS

Raul Jungmann defende estruturação de projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia como forma de erradicar garimpo ilegal

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….

LEIA MAIS

IBRAM promove encontro em Belém para divulgar EXPOSIBRAM 2020

18 de fevereiro de 2020

O diretor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Paulo Henrique Soares, esteve nesta segunda-feira (17/2) em Belém (PA)…

LEIA MAIS