NOTÍCIAS

Negociações com sócios na Namisa ainda estão em curso, diz CSN

8 de agosto de 2013

A CSN informou hoje que as negociações com seus sócios asiáticos na controlada Namisa, de produção de minério de ferro, estão em fase avançada. A empresa busca um novo modelo para o neg&o

A CSN informou hoje que as negociações com seus sócios asiáticos na controlada Namisa, de produção de minério de ferro, estão em fase avançada. A empresa busca um novo modelo para o negócio, no qual tradings e siderúrgicas do Japão, Coreia do Sul e Taiwan têm 40% de participação.

rn

As negociações foram evidenciadas depois que os sócios asiáticos ameaçaram exercer cláusula de saída do capital da Namisa, na qual aportaram US$ 3,1 bilhões em 2009. A CSN não teria cumprido compromissos de investimentos na mineradora. A saída levaria ao pagamento de uma multa bilionária.

rn

A Namisa foi formada com a meta de produção de 33 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e vendas totais de 39 milhões de toneladas, incluindo aquisições de produtos de terceiros. No momento, produz em torno de 7 milhões de toneladas por ano.

rn

David Salama, diretor financeiro da CSN, disse que a negociação “é bastante complexa”, mas que chegará a um bom termo. Segundo ele, o novo formato – que a princípio previa até a união do ativo com a mina Casa de Pedra – trará ganhos de sinergias, com forte redução de custos. “Devemos finalizar em breve”, acrescentou.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Secretário de Mineração, Alexandre Vidigal, anuncia plano de ação para mineração

28 de janeiro de 2020

“A mineração é um produto muito bom. Não é propaganda enganosa”. As frases são do Secretário de Geologia, Mineração e…

LEIA MAIS

IBRAM celebra 45 anos e concentra ações para transformar e renovar o setor mineral

8 de dezembro de 2021

Ao longo dessas últimas quatro décadas e meia, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) expandiu suas ações focando-as em mais responsabilidade  com…

LEIA MAIS

Combate ao garimpo ilegal: IBRAM vai propor a órgãos de controle que exijam uso de plataforma da USP em todas as negociações com ouro

19 de maio de 2023

Plataforma consegue identificar fonte de procedência do ouro, permitindo diferenciar o ouro legal do ilegal. IBRAM assina convênio com USP…

LEIA MAIS