NOTÍCIAS

Nexa anuncia start-ups finalistas da segunda edição do Mining Lab

3 de julho de 2018

A Nexa Resources (ex-Votorantim Metais) elegeu hoje (29) 10 start-ups finalistas do Mining Lab 2 após apresentação dos projetos inscritos no programa à banca avaliadora durante o Demo Day. Os vencedores receberão investimento financeiro, assessoria semanal de profissionais durante um ano, qualificação em gestão financeira, jurídica e marketing, além de acesso às instalações e às informações técnicas das unidades da Nexa.

Confira as finalistas do Mining Lab 2 organizadas por categoria:

Economia Circular – Aquova (CAN), Biopolynet (CAN), Knowledge Direction do Brasil (BR)

Concentração Mineral – EMin (BR)

Logística – Authenticiti (USA)

Automação – FLEETOP (BR), RockMass Technologies (CAN), 4HELIXLABS (PER)

IOT/TI – Geoinnovación (PER), ShiftOne (BR)

O Mining Lab está em sua segunda edição. Neste ano, foram 186 projetos inscritos e 20 start-ups selecionadas após as primeiras etapas de triagem. Antes do Demo Day, os candidatos tiveram uma semana de preparação, período chamado Boot Camp, no qual os projetos foram acompanhados por mentores técnicos e de gestão da Nexa. Desse modo, os empreendedores formataram a proposta de valor de cada projeto para apresentar à banca, que avaliou critérios como viabilidade, alinhamento estratégico, tecnologia, solução e equipe. A banca julgadora foi composta por diretores de diversas áreas da Nexa.

“Somos uma empresa que busca continuamente inovação – na forma de tecnologia e de novos processos. E as start-ups nos propiciam isso. Nosso objetivo é que a indústria como um todo mude o mindset e que seja possível fazer do setor de mineração, que é tão importante para o mundo, um segmento cada vez mais inteligente”, comenta Tito Martins, CEO da Nexa.

Internacionalização. O Demo Day marca o crescimento global do Mining Lab, que em sua primeira edição foi direcionado apenas para start-ups brasileiras. Entre as participantes que chegaram a esta etapa há representantes do Brasil (10), Canadá (5), Peru (3), Chile (1) e Estados Unidos (1).

Sobre o Mining Lab

Lançado em 2016, o Mining Lab é um programa pioneiro do setor de mineração. A primeira edição, que ainda está em curso, teve como desafios as áreas de energia renovável e nanotecnologia. Cinco projetos estão na fase de desenvolvimento de piloto industrial e deverão ser implementados nos processos das operações da Nexa ao final do processo.

O objetivo da Nexa (ex-Votorantim Metais S.A.) é formar uma parceria com essas organizações para o desenvolvimento de soluções inovadoras a serem implantadas nas unidades industriais da empresa.  Com o programa, enquanto a Nexa busca melhorar a eficiência e elevar a produtividade, as start-ups têm a oportunidade de se tornarem fornecedoras de uma grande empresa.

O Mining Lab 2 vai investir um total de US$ 2,4 milhões nas propostas finalistas, sem exigência de contrapartida societária.

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma produtora de zinco com mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e operação de ativos de mineração e metalurgia na América Latina. A empresa possui cinco minas subterrâneas, três localizadas nos Andes centrais do Peru e duas localizadas no estado de Minas Gerais no Brasil.  Duas das minas da Companhia, Cerro Lindo, no Peru, e Vazante, no Brasil, estão entre as 12 maiores minas de zinco do mundo. Para mais detalhes, acesse www.nexaresources.com.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Minerais Críticos para Transição Energética é tema do PodMinerar

28 de novembro de 2022

O progresso em direção à descarbonização e as mudanças tecnológicas estão levando grandes economias mundiais a exigir um fornecimento confiável…

LEIA MAIS

Desafios de gestão territorial na Amazônia é tema da reunião dos associados do IBRAM

10 de outubro de 2022

Mineração na Amazônia, garimpo ilegal, legislação equivocadamente favorável à ilegalidade, dificuldades de controle de compra e venda de ouro na…

LEIA MAIS

LITOTECA DA CBPM É REABERTA

5 de outubro de 2015

Os interessados em fazer consultas em amostras de testemunhos de sondagem de projetos pesquisados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já podem programar visitas à Litoteca da empresa.

LEIA MAIS