NOTÍCIAS

Nova Fronteira: Em 2016 começa a mineração de metais no fundo do mar

22 de maio de 2013

As Nações Unidas publicaram um plano para a extração dos nódulos dos leitos marinhos. Segundo este plano a partir de 2016 as empresas interessadas poderão começar a requerer o fundo do mar.rnOs n&oacut

rn

As Nações Unidas publicaram um plano para a extração dos nódulos dos leitos marinhos. Segundo este plano a partir de 2016 as empresas interessadas poderão começar a requerer o fundo do mar.

rn

Os nódulos polimetálicos depositados em algumas regiões são ricos em elementos de grande interesse econômico como o manganês, ouro, cobre, níquel e o cobalto. Estudos geológicos e geoquímicos já são feitos há décadas, mas a lavra vem sido protelada em função de fatores econômicos e tecnológicos. Segundo os estudos realizados até o momento estima-se que existam mais de 7 bilhões de toneladas de manganês, 290 milhões de toneladas de cobre, 78 milhões de toneladas de cobalto e milhões de onças de ouro somente no Pacífico Leste dentro de 27 bilhões de toneladas de nódulos depositados no fundo oceânico.

rn

Os números são gigantescos e acendem o interesse dos mineradores em busca de grandes riquezas nesta nova fronteira, agora que os empreendimentos mineiros começam a ser viáveis economicamente..

rn

Problemas ambientais e legais ainda são intensamente debatidos, pois as lavras poderão causar desastres ambientais de grandes proporções.

rn

Até o momento já foram concedidas apenas 17 licenças para a prospecção desses minerais. A última foi entregue à UK Seabed Resources uma subsidiária da Lockheed Martin.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Geólogo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Raul Jungmann defende estruturação de projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia como forma de erradicar garimpo ilegal

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….

LEIA MAIS

IBRAM vai organizar o censo da diversidade do setor mineral

16 de março de 2022

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, anunciou que a direção estuda criar o censo da diversidade do…

LEIA MAIS

Raul Jungmann apresenta à Margareth Menezes panorama dos investimentos do setor mineral em projetos culturais

23 de dezembro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, esteve no Ministério da Cultura, na tarde desta 5ª feira…

LEIA MAIS