NOTÍCIAS

Nova mineradora do BTG aposta em mercados andinos e africanos

13 de julho de 2012

rnA B&A Mineração, criada nesta quinta-feira pelo banco de investimentos BTG Pactual e pela AGN Agroindustrial Projetos e Participações, apostará pela diversificação e por novos mercados, com &ecir

rn

A B&A Mineração, criada nesta quinta-feira pelo banco de investimentos BTG Pactual e pela AGN Agroindustrial Projetos e Participações, apostará pela diversificação e por novos mercados, com ênfase na região andina e nos países ocidentais da África.

rn

 

rn

“Na América Latina, em particular na região andina, temos um potencial enorme de crescimento, descobertas e desenvolvimento de ativos, muitos deles abandonados no passado”, assinalou em entrevista coletiva em São Paulo Roger Agnelli, presidente do Conselho de Administração da nova empresa.

rn

 

rn

O executivo, que ocupou durante uma década a Presidência da Vale, destacou também que o continente africano tem ativos ainda desconhecidos. “A África, para o mundo, é uma questão de tempo, pois a África tem de entrar agora na economia globalizada”, ressaltou.

rn

 

rn

“O mundo precisa de uma África aumentando a oferta de recursos energéticos e alimentos e por isso apostamos nestas novas fronteiras”, acrescentou Agnelli, para quem a demanda mundial de ferro e adubos, liderada pelo mercado chinês, deverá ser mantida, apesar da crise.

rn

 

rn

“Não há problemas de demanda na China, o que se tem agora é um ajuste momentâneo do mercado”, sentenciou o empresário.

rn

 

rn

O diretor-executivo da B&A, Eduardo Ledsham, afirmou que a empresa tem planos de curto prazo para o Chile, com o início de produção de cobre em 2014, e o Peru, “aproveitando a integração do ponto de vista estratégico”, enquanto com a Argentina e a Colômbia se trabalha com projetos de médio prazo.

rn

 

rn

“São oportunidades com pequenos mineiros da região, mas com alta margem de rentabilidade”, acrescentou Ledsham, para quem a produção no Brasil deverá começar entre os próximos três e cinco anos. Na África, a empresa pretende atuar nos países do litoral oeste, da Mauritânia a Angola.

rn

 

Fonte: Yahoo Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM e Falconi firmam parceria para definir bases futuras da Carta Compromisso

5 de maio de 2021

Documento que traz declaração pública de transformação e evolução dos compromissos da indústria minerária com a sustentabilidade entra em fase…

LEIA MAIS

Especialistas do IBRAM participam do Brazil Lithium & Critical Minerals Summit 2025 em Belo Horizonte

6 de junho de 2025

As gerentes de Sustentabilidade, Cláudia Salles, e de Pesquisa e Desenvolvimento, Cinthia Rodrigues, e a coordenadora de Assuntos Associativos e…

LEIA MAIS

Em Madri, Raul Jungmann aponta Brasil como fonte segura de MCEs

14 de maio de 2025

Os primeiros cem dias de 2025 demonstram que as mudanças mais cruciais, rápidas e profundas são de natureza geopolítica. O…

LEIA MAIS