A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, no dia 24 de abril, a norma ABNT NBR 17229:2025 – Minérios de ferro – Boas práticas para determinação multielementar por Espectrometria de Fluorescência de Raios X a partir de pastilhas fundidas.A nova norma é resultado do trabalho técnico coordenado pelo Grupo de Trabalho GT-RX, vinculado à Comissão de Estudo de Análise Química, no âmbito do IBRAM-CONIM, e representa um importante marco para o setor mineral brasileiro.
Desenvolvida no contexto do Comitê Brasileiro de Minérios de Ferro (ABNT/CB-041), a norma alcançou o subestágio 60.60 do processo de normalização e tem como objetivo estabelecer diretrizes claras e aplicáveis para a preparação de amostras e realização de análises multielementares por meio da técnica de Espectrometria de Fluorescência de Raios X (XRF).
Para Rejane Carvalho, coordenadora do IBRAM-CONIM, a publicação representa um avanço significativo na promoção de boas práticas laboratoriais. “A norma oferece orientações fundamentais que contribuem para a padronização das análises químicas e assegura maior confiabilidade nos resultados, beneficiando toda a cadeia produtiva da mineração”, destacou.
Wellington Fernandes Alvarenga, coordenador do GT-RX, destacou a relevância técnica e prática do documento. “A ABNT NBR 17229:2025 se diferencia por sua abordagem acessível, linguagem clara e estrutura didática. Foi pensada tanto para especialistas quanto para novos usuários da técnica, promovendo resultados analíticos mais seguros, reprodutíveis e alinhados com as exigências do setor”, disse.
O documento também reforça o compromisso do setor com a qualidade, a segurança e a evolução das práticas laboratoriais no Brasil. Os profissionais que participaram ativamente da elaboração da norma terão acesso exclusivo ao conteúdo completo por meio de link disponibilizado pela ABNT — um reconhecimento pelo envolvimento técnico no processo de normalização.
Promover ambientes que valorizem a diversidade e incentivem a inclusão, permitindo que os profissionais desenvolvam seu pleno potencial e que…
LEIA MAISEmpresas e prestadores de serviços de diversos setores da cadeia mineral poderão negociar propostas comerciais diretamente junto às mais importantes…
LEIA MAISO IBRAM recebeu, em sua sede, em Brasília, uma missão representativa do Estado de Perak, organizada pela embaixada da Malásia….
LEIA MAIS