NOTÍCIAS

Nova solução para controle de qualidade de água em áreas de mineração

14 de maio de 2013

A Universidade de Queensland, na Austrália, realiza pesquisa para desenvolvimento de diretrizes para avaliação de qualidade da água e do ar em regiões de mineração em parceria com o Instituto Nacional

rn

rn

A Universidade de Queensland, na Austrália, realiza pesquisa para desenvolvimento de diretrizes para avaliação de qualidade da água e do ar em regiões de mineração em parceria com o Instituto Nacional de Recursos Minerais, Água e Biodiversidade (INCT-ACQUA), apoiado por três instituições de pesquisa de Minas Gerais.

A pesquisa visa gerar dados para avaliação de riscos ambientais e de saúde em áreas de mineração que podem dar diretrizes para normas do uso do subsolo. O estudo está sendo elaborado pela Universidade de Queensland (UQ), na Austrália, com o INCT-ACQUA, com apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

rn

O chefe do projeto, professor associado Massimo Gasparon, da Escola de Ciências da Terra da UQ, disse que o projeto irá avaliar simultaneamente a qualidade da água, solo e ar nas áreas sob investigação.

rn

“No passado recente, as investigações ambientais em áreas de mineração, concentravam-se na qualidade da água e do solo, e as diretrizes para a avaliação de risco para a saúde humana e ambiental foram desenvolvidos para essas áreas”, disse Gasparon.

rn

Contudo, ele fala da importância de se considerar a qualidade do ar nas investigações. “É cada vez mais claro que a qualidade do ar também pode ser muito afetada pelas atividades de mineração em grande escala, e há uma incerteza significativa sobre o que deve ser monitorado, que diretrizes devem ser aplicadas e como realmente avaliar a exposição” concluiu Gasparon.

rn

Os dados gerados pelo projeto serão integrados a diretrizes de qualidade de solo e água existentes para se produzir uma avaliação abrangente de risco para a saúde ambiental e humana.

rn

De acordo o professor, as empresas de mineração ao redor do mundo irão beneficiar-se com a pesquisa, uma vez que irá fornecer ferramentas e metodologia para avaliar a eficácia de seus programas de gestão ambiental, em particular no que diz respeito à gestão da água e de monitoramento de controle de emissão de poeira.

rn

O projeto foi financiado pela programa do governo brasileiro Ciência Sem Fronteiras, na forma de bolsa especial para pesquisadores visitantes, concedido a Gasparon por suas extensa colaboração de pesquisa em Minas Gerais.

rn

Como parte da relação da UQ com instituições brasileiras, o vice-chanceler da UQ, Peter Hoj visitou Belo Horizonte no começo do mês, para renovação de assinatura de acordo de cooperação acadêmica com a UFMG, nas áreas de mineração, metalurgia, veterinária e educação.

rn

No dia 24 de maio, será realizado em Belo Horizonte um workshop internacional com o professor Massimo, com estudo de caso sobre riscos ambientais e soluções inovadoras em mineração. O evento será realizado pela Coffey Consultoria.

rn

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Especialistas vão debater reputação no e-MINERAÇÃO

2 de maio de 2022

A indústria da mineração tem uma característica que a difere de outras atividades industriais: ela não pode se instalar de…

LEIA MAIS

Mining Hub tem taxa de sucesso de 25% no primeiro ano

18 de fevereiro de 2020

O Mining Hub, inédito espaço de inovação aberta do setor mineral, completou o primeiro ano de atividades com elevada taxa de…

LEIA MAIS

Congresso Aço Brasil 2019 debate o futuro do setor

8 de agosto de 2019

Nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília, o Instituto Aço Brasil reunirá autoridades, empresários e especialistas para debater…

LEIA MAIS