NOTÍCIAS

Nova solução para separação de ultrafinos reduz custo de energia em 30%

2 de maio de 2017

Tecnologia da Metso de peneiramento ultrafino duplica uma mesma área de peneiramento em relação às soluções convencionais

Desenvolvida pela equipe de engenharia de equipamentos vibratórios da Metso Brasil, a UltraFine Screen (UFS) é considerada uma tecnologia de ponta em separação mineral de ultrafinos via processo a úmido. A solução combina a alta eficiência e durabilidade das telas de poliuretano Metso de alta porcentagem de área aberta, as quais operam com uma frequência  de até  3600 rpm. Um dos destaques da  tecnologia é a flexibilidade de operação, uma vez que a as telas de poliuretano estão disponíveis com abertura de 75 a 1000 microns.
 
Com utilização de telas de alta performance – e maior capacidade para um mesmo layout – alcança-se a melhor  eficiência da separação, o que resulta em menor carga circulante, maior capacidade e, consequente, menor necessidade de energia para a área de cominuição. Estas características únicas levam a ganhos substanciais nos custos de operação. Segundo Ricardo Ogawa, gerente de Produto da Metso, é possível alcançar até 30% de redução de energia ou 30% de ganho de capacidade.
 
“O grande diferencial da separação via peneiramento versus a hidrociclonagem tradicionalmente usada, é que o peneiramento é uma separação geométrica e a hidrociclonatem é uma separação por densidade”, explica Ogawa. “Além de o desempenho de peneiramento ser menos influenciado pelas variabilidades operacionais da planta, a separação geométrica é mais eficiente e independe da densidade dos materiais processados, podendo operar eficientemente e, ao mesmo tempo, com diferentes materiais”, complementa.
 
O UltraFine Screen atende aos desafios que limitavam as aplicações mais amplas das tecnologias de peneiramento a fino e úmido na indústria mineral, graças ao seu projeto único, que possui área de peneiramento de até 15m² em um único equipamento. Com várias patentes em andamento, a Metso UltraFine Screen é mais acessível para várias aplicações, em uma ampla escala.
 
Em relação a outras tecnologias existentes no mercado, Ogawa ressalta que o UltraFine Screen dobra a área de peneiramento em uma única máquina. “Isso é atingido através do projeto modular, consistido em até 10 decks individuais de peneiramento, colocados juntos numa montagem compacta de vibração única”, diz. Esse fator reduz o espaço e a infraestrutura necessária para a integração da planta. Apesar da construção compacta, a modularidade dos decks proporciona um acesso fácil para manutenção.
 
Hydrocyclone MHC complementa UltraFine Screen
 
Mesmo com a grande área de peneiramento da Ultrafine screen, a hidrociclonagem  pode ser economicamente mais viável para grandes capacidades. Em função disso, a nova geração da Metso em tecnologias de classificação de finos a úmido para processamento mineral não se limita ao peneiramento ultrafino. É o caso da série de Hydrocyclone MHC, recém-lançada.
 
Com essa nova opção, a Metso torna mais fácil para os clientes a adaptação de tecnologias de classificação de ultrafinos e posiciona-se como a única empresa com a possibilidade de ofertar duas tecnologias de separação de alta performance. O resultado é uma solução ótima para cada aplicação, combinando duas tecnologias (peneira de alta frequência + hidrociclone).
No caso dos Hydrocyclone MHC, o destaque começa no desenvolvimento do produto, o qual envolveu vários cientistas trabalhando com recursos de modelamento e de simulação avançados. Entre os destaques do projeto estão o desempenho de processo otimizado, design superior de componentes e a maior facilidade de manutenção.
 
Os novos hidrocliclones são ideais para classificações de materiais que variam desde a moagem primária até a remoagem de finos para vários tipos de minérios. Esse novo produto preenche um gap na oferta de equipamentos da Metso, os quais agora cobrem todo o sistema de circuito de moagem para os seus clientes. Moinhos verticais e horizontais de moagem, instrumentação e controle, bombas de descarte do moinho, produtos de tubulações para movimentação de lama e também hidrociclones de classificação estão todos disponíveis para uma solução completa e eficiente.
 
Sobre a Metso
 
A Metso é líder mundial nos setores de mineração, reciclagem, agregados e automação. Nosso conhecimento, soluções e pessoas geram melhorias sustentáveis no desempenho e rentabilidade de nossos clientes.
 
A Metso é estritamente rigorosa quanto à segurança. Nossos produtos incluem equipamentos e sistemas para mineração e construção, bombas e válvulas de controle. Nossas soluções são estruturadas em décadas de conhecimento de processos e em nossa ampla gama de serviços, que conta com presença global em mais de 90 centros de serviços, milhares de técnicos qualificados e uma extensa rede de distribuição e logística.
 
As ações da Metso estão listadas na NASDAQ OMX Helsinki, Finlândia. Em 2014, as vendas líquidas da Metso alcançaram 3,7 bilhões de euros. A Metso emprega aproximadamente 13.000 especialistas em 50 países. Expect results.
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Inscrições abertas para a 3ª edição da Diversibram

17 de janeiro de 2024

Evento será realizado em 19 de março, 100% online e gratuito.  Pelo terceiro ano consecutivo e pela primeira vez com…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

8 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

Raul Jungmann defende estruturação de projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia como forma de erradicar garimpo ilegal

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….

LEIA MAIS