NOTÍCIAS

Nova tecnologia promete tratar efluentes com ecossistema natural

28 de novembro de 2013

A Veolia Water, empresa mundial voltada para o tratamento de águas e efluentes líquidos, lança no mercado de mineração a tecnologia Organica FRB, capaz de tratar efluentes industriais naturalmente. A técnica

A Veolia Water, empresa mundial voltada para o tratamento de águas e efluentes líquidos, lança no mercado de mineração a tecnologia Organica FRB, capaz de tratar efluentes industriais naturalmente. A técnica é baseada no princípio de um ecossistema formado por diversas plantas tropicais com aplicações variáveis e já estão sendo utilizados em países como China, Polônia e Hungria.

O sistema, considerado uma das maiores apostas no segmento de tratamento de esgotos, funciona dentro de uma estrutura semi-subterranêa protegida por uma estufa, e pode ser utilizado tanto em parques industriais quanto em pontos turísticos e condomínios residências.

O material vegetal formado na superfície dos tanques elimina todos os odores que possam ser desenvolvidos pela estação de tratamento de águas residuais.

A estação de tratamento de efluentes funciona de acordo com os processos biológicos em batelada (SBR), no qual diferentes tipos de microrganismos aderem à superfície das raízes das plantas dispostas dentro de reservatórios construídos numa estufa, que se combinam para reduzir a poluição dos despejos.

O Organica FBR recria assim um ecossistema autorregulado com centenas de espécies de plantas, bactérias e outros microrganismos, capazes de captar a energia na presença de ar e da luz solar, o que maximiza a decomposição biológica dos contaminantes. 

De acordo com a Veolia, o custo da cobertura é muito baixo em comparação com outros tipos mais convencionais, feitas de estruturas formadas por concreto armado ou outros materiais, e o tratamento do ar, que é muitas vezes necessário em uma estação clássica de tratamento de efluentes, se torna dispensável.

Para otimizar o FBR, o lodo biológico, proveniente de instalações de tratamento de efluentes, é utilizado como inoculo inicial do processo de tratamento. Outros tipos de microanimais, como minhocas, caracóis, camarões de água doce e até crustáceos, participam desse sistema complexo e complementam a atividade do biofilme, fixado nas raízes das plantas aquáticas.

Com um nível de tratamento superior aos exigidos pelas normas ambientais europeias, ocorre uma redução significativa da emissão de gases de efeito estufa, por meio da ação do “colchão” de plantas, além de menor produção de lodo e redução dos custos operacionais.

A Veolia Water Solutions & Technologies, subsidiária da multinacional francesa Veolia Environnement, é líder mundial na prestação de serviços relacionados ao tratamento de água e efluentes líquidos. Com 160 anos de experiência e presente em 69 países, a Veolia Water obteve em 2012 receita de 12,1 bilhões de euros, correspondente a 41% da receita da Veolia Environnement.

No Brasil desde 1993, a empresa atua na divisão de soluções e tecnologias em todas as atividades relacionadas à gestão das água e fornece soluções integradas para mais de 100 clientes dos mais diversos segmentos, incluindo o setor de mineração.

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos mobiliza população de Nobres (MT) a incentivar a leitura

5 de novembro de 2018

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) chega ao quarto ciclo de atividades em Nobres (MT). A iniciativa, inédita no…

LEIA MAIS

IBRAM debate sobre mercado de fertilizantes e agregados no 3º Fórum e Feira de Mineração de Agregados

28 de novembro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo diretor-presidente, Raul Jungmann, e o diretor de Relações com Associados e Municípios, Alexandre…

LEIA MAIS