NOTÍCIAS

NOVO SISTEMA DE ACIONAMENTO DE MOINHOS DA METSO PROMETE GANHO DE EFICIÊNCIA

27 de novembro de 2015

A Metso desenvolveu, em conjunto com a CMD e Ferry Captain, uma nova tecnologia de acionamento para grandes moinhos SAG e de bolas do setor de mineração.

A Metso desenvolveu, em conjunto com a CMD e Ferry Captain, uma nova tecnologia de acionamento para grandes moinhos SAG e de bolas do setor de mineração. O novo sistema, chamado de QdX4, foi construído, instalado e testado em escala real e é uma alternativa ao acionamento sem engrenagens, proporcionando maior eficiência e menor custo, segundo a fabricante finlandesa.

O sistema QdX4 foi testado por mais de 3 milhões de ciclos a 28MW, com velocidade de entrada de 320 rotações por minuto (RPM), para comprovar o arranjo de distribuição do torque. A Metso reajustou a progressão de um arranjo de pinhão duplo para quádruplo, que divide igualmente a potência de entrada de dois motores em quatro pinhões. Com essa arquitetura, o sistema fornece até 32 MW na moagem horizontal.

“Tradicionalmente a indústria de mineração tem sido relutante a mudanças, mas elas vêm ocorrendo e existe uma tendência cada vez maior para que essas inovações ocorram no sentido de aumentar a eficiência das operações. Nosso objetivo foi desenvolver uma solução mecânica robusta, confiável, competitiva e de alta potência sem comprometer os altos padrões de design que costumamos encontrar nas especificações técnicas de nossos clientes”, disse Frank Tozlu, gerente de produto de moinhos de grande porte da Metso.

O sistema QdX4 tem características para melhorar o ganho de eficiência de tempo e custo do equipamento, tanto em termos gerais quanto em um projeto de larga escala, segundo a Metso. Duas unidades do novo sistema pesam menos que um quarto de um acionamento gearless, reduzindo os custos de transporte, prazo de entrega, manuseio do equipamento e preparação do local de instalação.

A fabricante finlandesa disse que o QdX4 reduz a necessidade de fundações civis massivas e reforçadas e a necessidade de instalação de guindastes. Também são dispensadas as análises dinâmicas que, essencialmente, verificam a integridade do estator do sistema gearless, segundo a Metso.

O novo sistema usa cálculos tradicionais de engenharia de distribuição de carga para dimensionar placas-base padrão e os chumbadores, bastante similares aos usados nos sistemas de pinhão duplo. A Metso estima que o QdX4 pode ser instalado em menos de um terço do tempo comparado a um sistema gearless, e que possa ser montado e alinhado no local por pessoal treinado do próprio cliente.

O sistema de acionamento dispensa grandes sistemas de freio ou de fundações especiais e a necessidade de extensão das flanges de alimentação e de descarga. O QdX4 conta com a instalação de dois motores de alta potência, equipados com distribuidores de carga e acionamentos de velocidade variável, protetores de congelamento de carga, capacidade de aproximação e arraste e resfriamento padrão. As informações são da assessoria de imprensa da Metso.

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.

Fonte: Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Instagram reúne informações para estudantes e profissionais ligados à geologia

19 de setembro de 2018

Com mais de 26 mil seguidores, o perfil @igeologico apresenta, de forma leve e didática, informações sobre o setor mineral…

LEIA MAIS

Mais segurança: quatro barragens da Vale em Minas Gerais têm nível de emergência retirado e obtêm DCEs positivas

10 de outubro de 2022

As barragens B5/MAC (Nova Lima), Marés II (Belo Vale), Santana (Itabira) e Paracatu (Catas Altas), todas em Minas Gerais, tiveram…

LEIA MAIS

Fabio Schvartsman participa de evento corporativo em São Paulo

16 de abril de 2018

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, participou, no dia 10 de abril, do Itaú Macro Vision, evento voltado para o…

LEIA MAIS