NSK comemora 100 anos em 2016
6 de outubro de 2016
Para celebrar o centenário a NSK estabeleceu metas para daqui a uma década em um projeto denominado ‘Visão 2026’, cuja bandeira é a inovação
Fabricante de rolamentos e voltada apara os segmentos automotivos e industriais (OEM e aftermarket), a japonesa NSK comemora, no próximo dia 08 de novembro, 100 anos de história. Atualmente, a Companhia está presente nos cinco continentes e possui escritórios de vendas em 30 países, 64 fábricas e 14 Centros Tecnológicos, sendo um no Brasil.
Aliás, o Brasil foi o primeiro país a receber uma fábrica do grupo nipônico fora do Japão, há quase 50 anos. “Está no nosso DNA a inovação dos nossos produtos sempre pensando em atender melhor aos nossos clientes”, afirma Carlos Storniolo, presidente da NSK Brasil e Argentina.
Para celebrar o centenário a NSK estabeleceu metas para daqui a uma década em um projeto denominado ‘Visão 2026’, cuja bandeira é a inovação. Ao todo, a NSK tem 100 metas para serem cumpridas durante os dez anos. Uma das novidades para a unidade do Brasil será a introdução de novos produtos que não são comercializados no País. “Já temos mapeados quais produtos queremos trazer para a fabricação aqui”, explica Storniolo.
O executivo comenta que para os próximos dez anos a NSK aumentará a presença regional, em especial nas áreas de vendas e engenharia, com projeto de expansão no chamado Cone Sul. “Vamos investir em profissionais de aplicação e técnico comercial, vendas e engenharia”, afirma. Outro foco da NSK é ampliar as exportações de rolamentos para Argentina e países do Cone Sul com produtos fabricados no Brasil. “Hoje, temos negócios importantes na Argentina e no Paraguai, além das exportações para nossa matriz nos Estados Unidos. Para atingir essa meta, alguns investimentos foram realizados, como a aquisição de novos fornos de tratamento térmico, trazendo maior qualidade aos rolamentos, e de um microscópio eletrônico para complementar os testes de validação dos rolamentos no país”, informa o Presidente da NSK Brasil e Argentina. Outra aposta recente da empresa é o Programa de Gerenciamento de Ativos – AIP, que vem obtendo sucesso. Somente em 2015 as empresas participantes tiveram uma economia nos custos de R$ 18 milhões. Baseado em quatro pilares – Mapeamento, Seleção, Treinamento e Inspeção – o AIP contempla diversas atividades técnicas que, quando implementadas corretamente, aumentam o desempenho do rolamento aplicado e, consequentemente, faz com que a máquina do cliente tenha mais produtividade.
Paralelo à comemoração do centenário, a NSK Brasil está lançando dois novos modelos de guias lineares – a série NH, que substitui a série convencional LH, e a série NS, que substitui a série LS. AS duas linhas são intercambiáveis, ou seja, pode-se usar trilho e/ou patins de maneira combinada.
Renan Di Loreto, engenheiro de vendas da unidade Industrial da NSK Brasil, explica que as novas séries possuem as maiores capacidades de carga do mundo, com uma vida útil de até 2.4 vezes superior aos modelos convencionais, além do aumento do limite de velocidade, para alguns tamanhos, terem sido triplicados. Outra característica das séries NH e NS é o “NSK K1TM”, um sistema de lubrificação sólido opcional usado nas extremidades dos patins, que tem por objetivo fornecer lubrificação ao conjunto linear.
Brasil Mineral