NOTÍCIAS

O Brasil nas Olimpíadas da mineração

17 de abril de 2015

O Time Mining Games UNIFAL-MG (Universidade Federal de Alfenas, de Minas Gerais) participou, entre os dias 17 de março e 7 de abril, da 37ª International Intercollegiate Mining Games, uma espécie de “Olimpíadas da Mine

rn

O Time Mining Games UNIFAL-MG (Universidade Federal de Alfenas, de Minas Gerais) participou, entre os dias 17 de março e 7 de abril, da 37ª International Intercollegiate Mining Games, uma espécie de “Olimpíadas da Mineração”, realizada em Kalgoorlie, oeste da Austrália, cidade conhecida pelas jazidas de ouro. Essa foi somente a segunda participação do Brasil na história, novamente com uma equipe da UNIFAL-MG.

rn

Fizeram parte da equipe brasileira os seis universitários Ana Rita, André Santos, Gabriel Silveira, Henrique Lima, Rodolfo Côrrea e Valquíria Matt. Apesar da falta de patrocínios, especialmente do setor mineral, a equipe se saiu melhor do que no ano passado. Passaram por treinamentos mais intensos e conseguiram reproduzir quatro das sete provas do evento no centro de treinamento do campus. Das 29 participantes – instituições de ensino australianas, estadunidenses, canadenses e uma inglesa -, a equipe brasileira ficou em 27ª em 2014. Neste ano, pulou 10 lugares e terminou na 17ª posição.

rn

O evento consiste numa competição com diversas provas relacionadas ao ambiente de mineração, como o Jack Leg, em que uma perfuratriz com coluna pneumática tem três minutos para realizar o maior número de furos num bloco de concreto, e o Swede Saw, quando cada equipe precisa cortar cinco pedaços de um bloco de madeira. Conta também com seminários, debates e visitas técnicas, como o Congresso Internacional New Leaders 2015. A equipe brasileira pôde fazer contatos com estudantes, ex-alunos, professores e profissionais de outros países.

rn

A efetivação da participação canarinha não foi simples. A aprovação de três projetos em Poços de Caldas (MG) serviu como forma de captação de recursos, um deles aprovado no Programa de Patrocínios Direto, da empresa DME, e os outros dois, pela Secretaria Municipal de Esportes, apoiada pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte (Lei 8.624/09). A equipe segue atrás de patrocinadores. Mais informações podem ser encontradas emsejaumengenheirodeminas.weebly.com/competiccedilatildeo-internacional.html.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: In The Mine

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Simpósio Brasileiro do Diamante desperta interesse internacional

1 de outubro de 2018

O 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante, acontecerá em Salvador, na Bahia, e está atraindo palestrantes e representantes de…

LEIA MAIS

No Brazil China Meeting, presidente do IBRAM apresenta panorama e perspectivas da mineração brasileira a investidores internacionais

11 de janeiro de 2024

Raul Jungmann acredita em incremento da parceria entre os dois países. “Eu acredito que os próximos anos da relação entre…

LEIA MAIS

IBRAM renova liderança e defende protagonismo do setor

21 de janeiro de 2019

Com grande experiência nos setores público e privado, Jerson Kelman assume a presidência do IBRAM; presidente do Conselho, Luiz Eduardo…

LEIA MAIS