NOTÍCIAS

Obras do projeto de minério de ferro da Manabi começam este ano

29 de janeiro de 2014

A Manabi, dona de projetos de minério de ferro em Minas Gerais, espera iniciar ainda este ano as obras do projeto Morro do Pilar, localizado em município de mesmo nome. De acordo com o gerente geral de processos e tecnologia da minerado

A Manabi, dona de projetos de minério de ferro em Minas Gerais, espera iniciar ainda este ano as obras do projeto Morro do Pilar, localizado em município de mesmo nome. De acordo com o gerente geral de processos e tecnologia da mineradora, Camilo Silva, a previsão é que toda a estrutura do projeto esteja pronta para operar em 2017.

rn

A mineradora está organizando quatro audiências públicas para esclarecer a população dos municípios de Ferros, Naque e Conselheiro Pena, em Minas Gerais, e Linhares, no Espírito Santo, sobre o projeto.

rn

A primeira audiência pública, liderada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aconteceu na última terça-feira (28), em Ferros. O principal assunto debatido na ocasião foi o mineroduto, que levará a produção da mina, em Morro do Pilar, ao porto em Linhares (ES). Um trecho de 54 quilômetros do duto passará dentro dos limites de Ferros.

rn

“Há uma atenção maior para o mineroduto por se tratar de algo mais específico no Brasil. Entretanto, a colocação de dutos debaixo da terra é feita pela Petrobras, por exemplo, que construiu mais de 20 mil quilômetros nos últimos 15 anos. São obras absolutamente comuns e a gente não espera nenhum impacto diferente de qualquer outro”, disse Camilo, durante entrevista à imprensa hoje (28), em Itabira.

rn

De acordo com o gerente, os municípios onde o mineroduto vai passar terão oportunidades de se beneficiar do projeto, tanto em arrecadação de ISS quanto em oportunidades de trabalho e negócios. “A construção do mineroduto é uma obra que, na maioria dos casos, os serviços são comuns, exceto uma solda de duto, que tem tecnologia mais sofisticada. As empresas da região têm domínio e podem se aproveitar”, afirmou.

rn

A Manabi pretende produzir 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano em Morro do Pilar. No pico de obras, 6 mil vagas serão geradas somente na região da mina, além de outras 5 mil ao longo do mineroduto e no porto. O investimento total é de cerca de R$ 6,5 bilhões.

rn

Criada em 2011, a Manabi possui os direitos minerários na região do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais, especialmente nos arredores da cidade de Morro do Pilar. Estudos apontam a existência de 1,5 bilhões de toneladas de recursos no local, onde a empresa planeja montar as suas plantas de extração. As reservas de minério de ferro possuem capacidade para produzir até 31 milhões de toneladas por ano, em um teor de 68,5% de ferro, com baixo nível de impurezas.

rn

A produção será escoada via mineroduto a ser construído ao longo de Minas Gerais e Espírito Santo, que percorrerá 511 km, passando por 19 municípios mineiros e quatro capixabas, sendo que o último deles, Linhares, receberá também um porto. As informações são do jornal De Fato Online.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Raul Jungmann apresenta à Margareth Menezes panorama dos investimentos do setor mineral em projetos culturais

23 de dezembro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, esteve no Ministério da Cultura, na tarde desta 5ª feira…

LEIA MAIS

Consulado da Dinamarca realiza workshop sobre soluções sustentáveis para a mineração

20 de dezembro de 2021

O Consulado Geral da Dinamarca realizou nesta quarta-feira, 15/12, o Danish Day: Sustainable Mining. O workshop online promoveu a troca de…

LEIA MAIS

EXPOSIBRAM 2020 traz programação diversificada e 100% gratuita

13 de outubro de 2020

A programação da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2020 – Belém) apresenta uma diversidade de temas relacionados ao setor mineral…

LEIA MAIS