NOTÍCIAS

Onde educação e inclusão caminham juntas

16 de maio de 2016

A Parceria Votorantim pela Educação tem o objetivo de contribuir com a melhora da educação pública, por meio de estratégias e ações de sensibilização e mobilização social.

Localizada no sul de Santa Catarina, Imbituba é conhecida como a capital da baleia-franca, cetáceo de corpo negro, com exceção de uma mancha branca na barriga. O município está a 90 km da capital catarinense e integra as ações da Parceria Votorantim pela Educação (PVE) desde 2015.
 
Para Michela da Silva Freitas, professora efetiva de educação física da rede municipal há 12 anos, a chegada do programa foi um grande reforço na formação dos gestores.
 
Desde 2013, Michela deixou as quadras e salas de aula para ocupar o cargo de Secretária Municipal de Educação. Sem formação em gestão, ela pontua que um dos maiores desafios foi entender a perspectiva da educação para além dos muros da escola: “Não entendia que há suporte para alavancar todas as ações – da administração até o aluno.”
 
Os três anos na função já ajudaram a compreender muitos dos mecanismos referentes à gestão escolar. A educadora sinaliza algumas mudanças positivas no período, como a compreensão do que é a gestão em si e de qual é o papel efetivo da Secretaria de Educação. Apesar das dificuldades, ela afirmou que a experiência é um aprendizado grandioso e que só foi possível graças ao programa. “Tem sido gratificante conseguir fazer mais pela educação. E posso dizer que sim, a parceria com a Votorantim fez bastante diferença.”
 
Com base no Indique, índice de aplicação que mapeia as escolas, o município mergulhou no universo de cada unidade da rede a fim de mensurar quais eram as principais deficiências em 2015. “Conseguimos viabilizar algumas ações importantes e criar alguns procedimentos na Secretaria, mas há sempre muito a ser feito para que possamos qualificar nossa educação ainda mais. É o mesmo processo do estudo: um caminho constante”, disse.
 
Além de instrumentalizar os gestores, o primeiro ano do PVE também trouxe reflexões sobre o espaço de ensino e de como ele é visto pela comunidade. A formação de gestores, visitas nas escolas e concurso de redação com todos os alunos integraram todo o planejamento dos ciclos no ano passado.
 
A aproximação entre escola e população, inclusive, é um dos objetivos traçados por Michela e pela Secretaria desde 2013. “Com essa parceria, fortalecemos ainda mais esse vínculo e acreditamos que é nesse caminho que vamos ter educação de qualidade”, destacou.
 
Inclusão além da rampa
 
Para este ano, o município escolheu trabalhar a temática da educação inclusiva e foram realizados encontros nos dias 28, 29 e 30 de março pelo Ciclo I da ação.
 
Na ocasião, ocorreram oficinas com formadora especializada em educação especial. “Falar de inclusão parece muito simples, mas é justamente o oposto: é extremamente difícil incluir todos”, pontuou Michela. O tema é um desafio não apenas no município, mas em todo o País.
 
A educação inclusiva já era um dos pontos que Michela buscava implantar na região e, em 2016, Imbituba abraçou a causa. “Temos dois alunos cadeirantes e, em nossa Mostra Pedagógica do ano passado, contamos com a apresentação deles no balé inclusivo.”
 
Ciente da abrangência do tema, ela afirma que mais iniciativas dentro da educação especial já estão em andamento, como a instalação de dois balanços para cadeirantes em escolas municipais.
 
Mais do que conseguir atender o que determina a Constituição, para Michela, é gratificante saber que há a integração com o lado humanizado da educação.  “Às vezes, a rampa é o que menos importa se as pessoas se apropriam daquele ser humano. A rampa é só a transposição de uma altura.”
 
Com a presença do Instituto Votorantim nessa e em ações futuras, a imbitubense acredita não nas transformações das escolas em si, mas das pessoas, as reais transformadoras desses espaços. E finalizou com um sonho: de que a escola pública se torne uma opção, não necessidade: “Estamos trabalhando para que a educação tenha qualidade aqui em Imbituba, porque é ela que muda o mundo.”
 
#TodosGanhamCidadania – PVE
 
A Parceria Votorantim pela Educação (PVE) tem o objetivo de contribuir para a melhoria da educação pública, por meio de estratégias e ações de sensibilização e mobilização social, e do apoio à gestão pública. O programa integra o Eixo de Capital Social do Instituto Votorantim.
Instituto Votorantim
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Serabi aumenta reservas de ouro em 31%

12 de dezembro de 2017

A Serabi Gold disse ontem (11) que a nova estimativa de reservas minerais provadas e prováveis para as minas de…

LEIA MAIS

Mineração Usiminas adota nova tecnologia para dispor rejeitos

26 de junho de 2018

A Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…

LEIA MAIS

JMC Yamana Gold investe na contratação de mulheres

20 de dezembro de 2021

Programa Diversidade Feminina vem desenvolvendo e integrando cada vez mais a presença da mulher na empresa Mineração também é lugar…

LEIA MAIS