NOTÍCIAS

Operação de TUPs receberá R$ 21 bi nos próximos anos

30 de maio de 2012

rnOs Terminais de Uso Privativo (TUPs), que são operados por grandes empresas exportadoras e importadoras, lideram com folga a movimentação de carga no sistema portuário brasileiro. A liderança deve se acentuar nos

rn

Os Terminais de Uso Privativo (TUPs), que são operados por grandes empresas exportadoras e importadoras, lideram com folga a movimentação de carga no sistema portuário brasileiro. A liderança deve se acentuar nos próximos anos, já que, de acordo com Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), do total de investimentos previstos para o negócio nos próximos anos, de R$ 30 bilhões, nada menos que R$ 21 bilhões serão aplicados na construção, ampliação e operação de TUPs.

rn

 

rn

“Os terminais privativos são uma ferramenta estratégica e um catalizador dos empreendimentos industriais”, diz o presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli. De acordo os dados da Antaq, das 886 milhões de toneladas que foram movimentadas em 2011, 557 milhões foram por meio de TUPs, o equivalente a 62,9% do total. Houve uma alta de 2,2% sobre o ano anterior, quando foram movimentados 545 milhões de toneladas.

rn

 

rn

O minério de ferro e os combustíveis responderam por 92,9% da movimentação de cargas nos TUPs e por 58,4% do volume geral do sistema portuário brasileiro. O TUP da Vale, em Tubarão, no Espírito Santo, liderou a movimentação de cargas no Brasil em 2011, respondendo por 12,43% de total.

rn

 

rn

Entre os terminais especializados em granel líquido, o maior movimento ocorreu no TUP Almirante Barroso, da Petrobras, que movimentou 5,61% do total de cargas. A Petrobras planeja ampliar a capacidade de atracação de petroleiros deste terminal, localizado em São Sebastião (SP). A obra é estimada em R$ 250 milhões. A Transpetro, subsidiária da Petrobras em logística, discute o aval dos órgãos ambientais para instalar a nova estrutura de 1,7 km no norte do canal.

rn

 

rn

A Vale Fertilizantes pretende se tornar a maior operadora de logística integrada para exportação de granéis sólidos do Porto de Santos (SP), após investimentos de R$ 3,5 bilhões na Ferrovia Centro Altântica e na ampliação do Terminal Marítimo Ultrafertil (TUF), em Santos. Concluída a obra, a companhia, que atualmente utiliza o terminal para importar insumos de fertilizantes, passará a movimentar açúcar e soja, com uma capacidade para armazenar 518,5 mil toneladas. O volume equivale a 37% da oferta atual dos oito terminais que escoam os dois produtos pelo Porto de Santos. O projeto, previsto para 2015, está atualmente em licenciamento ambiental.

rn

 

rn

Já o Superporto do Açu, da LLX, será um complexo Portuário Privativo de Uso Misto, com a construção de dois terminais, TX 1 e TX 2. Já foram investidos R$ 2,6 bilhões no empreendimento. De acordo com a LLX, já foram assinados 70 memorandos com interessados em operar no complexo.. Entre eles estão a Wisco, terceira maior siderúrgica da China, e a Ternium, que planejam instalar um parque siderúrgico com capacidade inicial de produção de 8,4 milhões de toneladas de aço bruto por ano.

rn

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



EXPOSIBRAM 2023: inscrições abertas para o maior evento da mineração do Brasil

25 de maio de 2023

As inscrições para a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023) e o Congresso Brasileiro de Mineração estão abertas. A edição…

LEIA MAIS

Desenvolvimento de Normas Internacionais da ISO em debate

12 de novembro de 2018

Produtores, consumidores, clientes e prestadores de serviços relacionados ao Setor Mineral Brasileiro reuniram esforços para desenvolver e atualizar normas técnicas…

LEIA MAIS

ESG é caminho sem volta para mineração e outros setores empresariais

3 de novembro de 2020

Mineração e outros setores têm que estar engajados na adoção dos fundamentos de ESG, sigla em inglês para se referir…

LEIA MAIS