NOTÍCIAS

Organismo internacional destaca a importância do cobre na eficiência energética

29 de outubro de 2013

A Internacional Copper Association (ICA), entidade internacional que difunde os benefícios do cobre, participa da oitava edição da Energy Efficiency in Moto4r Driven Systems (EEMODS), que vai até dia 30, no Rio de Janeiro.

A Internacional Copper Association (ICA), entidade internacional que difunde os benefícios do cobre, participa da oitava edição da Energy Efficiency in Moto4r Driven Systems (EEMODS), que vai até dia 30, no Rio de Janeiro. A empresa apresentará painéis sobre a importância do cobre na eficiência energética, citando exemplos do mundo inteiro.

rn

Na manhã de hoje, Glycon Garcia Junior, líder de Energia Sustentável da ICA na América Latina, coordenou o painel sobre programas e políticas, que contou com a apresentação de diversas experiências internacionais do incentivo da utilização de sistemas eletromotrizes. Entre eles, o programa “Easy”, voltado para a eficiência energética de sistemas de motores elétricos utilizados na Suíça. O tema foi debatido por Rita Werle, Conrad U. Brunner e Rolf Tieben, membros da Agência Suíça para o Uso Eficiente de Energia.

rn

Durante a tarde de hoje, a ICA promoveu um workshop sobre plano de melhoria de eficiência motor, que foi ministrado por representantes da associação na China. O tema foi debatido por Zhou Victor, diretor da ICA China e do Sudeste Asiático, Yong You, vice-diretor do departamento de Conservação de Energia e Aproveitamento Integral, do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da República Popular da China, e Liu Jingqi, gerente do Departamento de Treinamento do Instituto de Pesquisa Xangai Electrical Apparatus.

rn

Amanhã, às 16h, a ICA apresentará dois casos de sucesso sobre a situação atual da indústria de fabricação do motor da China e sobre o padrão de economia de energia do país para sistemas de motor. O tema será debatido por Michelle Wang, da ICA China, e por especialistas chineses.

rn

Os sistemas eletromotrizes são responsáveis pelo consumo de 40% de toda a eletricidade do mundo, de acordo com dados da International Energy Agency (IEA). Estimativas apontam que se as economias mundiais adotassem boas práticas para esses sistemas, no ano de 2030 seria possível diminuir em torno de 10% do consumo mundial de eletricidade, o equivalente a aproximadamente 2.000 e 3.000 terawatts-hora.

rn

Ainda seria possível reduzir a emissão de CO2 entre 1,3 bilhão e 1,8 bilhão de toneladas. Esse valor se equipara à energia consumida na Índia ou no Japão.

rn

“O cobre pode contribuir de maneira fundamental para termos motores elétricos com maior eficiência energética e, consequentemente, mais sustentáveis. Por sua excelente condutividade elétrica e alta perfomance, os rotores de cobre permitem que os motores trabalhem com temperaturas mais baixas. Por isso, têm mais tempo de vida útil e consomem menos energia”, afirma Garcia Junior.

rn

O evento, considerado a maior conferência internacional sobre eficiência energética de motores e elétricos sistemas motrizes, é realizado pela Eletrobras e pelo Centro de Pesquisas em Energia Elétrica (Cepel), com suporte técnico e científico da European Commission DG Joint Research Centre.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Estão abertas inscrições para treinamento sobre Apreciação de Risco em Máquinas da Schmersal

22 de outubro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal divulga o inicio das inscrições para o…

LEIA MAIS

Anglo American investe na recuperação de nascentes de rios brasileiros e na preservação de matas protegidas

14 de junho de 2021

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável dos municípios e estados onde atua no Brasil, a mineradora Anglo American está realizando…

LEIA MAIS

Participe da coleta de dados ESG Mineração do Brasil e contribua para um mapeamento das ações do setor

13 de junho de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) inicia nesta segunda-feira (13/6) uma coleta de dados sobre a atuação das mineradoras em relação às…

LEIA MAIS