Orinoco pode expandir mina de ouro em Goiás
24 de maio de 2016
A Orinoco Gold disse que a equipe de exploração da empresa tem identificado uma série de oportunidades próximas à mina Cascavel.
A Orinoco Gold disse que a equipe de exploração da empresa tem identificado uma série de oportunidades próximas à mina Cascavel, em Faina (GO), com potencial para estender e repetir o sistema de ouro de alto teor da mina. Essa área com possível extensão do sistema de Cascavel tem aproximadamente dois quilômetros. O comissionamento da mina segue previsto para junho.
Com a construção do circuito de gravidade de Cascavel quase no fim, a Orinoco busca expandir as operações em Cascavel por meio da identificação de alvos próximos à mina com potencial para fornecer minério adicional para a planta de processamento. A mineradora australiana também visa aumentar a área das operações da mina atual.
“Atividade recente de pesquisa tem sido um sucesso nas duas frentes, destacando o potencial para expandir substancialmente o projeto ao longo do tempo”, afirmou a Orinoco em comunicado enviado ao mercado nesta segunda-feira (23).
A mineradora trabalha na deslamagem do alvo Cuca, que faz parte de Cascavel e já foi explorado por garimpeiros, e avalia a possibilidade de reparar e reutilizar o shaft existente para acessar o veio desse alvo para coletar amostras de grande escala. O veio de Cuca foi explorado primeiro em 1741 pelos portugueses e reaberto em 2009 por garimpeiros.
A Orinoco disse também que atividades de campo recentes e amostras confirmaram a existência de um terceiro veio de ouro paralelo a Cascavel, com um corpo mineral maior do que o identificado anteriormente pela empresa. Esse veio ficava no alvo chamado de Garimpo, que agora foi renomeado para Española. O alvo foi explorado por garimpeiros de 2010 a 2012.
A mineradora australiana pretende começar a sondagem em Cuca e Española para testar essas zonas com potencial. A mina de ouro Sertão e o sistema chamado de Tinteiro, ambos próximos a Cascavel, também são considerados pela empresa para pesquisa e exploração.
“Tudo que nós vimos em torno e na mina de ouro Cascavel aponta para o fato de que o sistema de Cascavel é um sistema muito grande que hospeda ouro. A pesquisa é fundamental para descobrir o potencial desse sistema e, com o circuito de processamento perto de entrar em operação no mês que vem, expandir a mina e descobrir onças adicionais diretamente em volta da nossa estrutura atual são os próximos passos mais lógicos”, afirmou Mark Papendicek, diretor-geral da Orinoco.
Notícias de Mineração Brasil