NOTÍCIAS

Ouro atrai mineradoras gigantes ao Sudão do Sul

12 de novembro de 2012

rnHá também diamantes; falta regulamentaçãornUma aldeia de cabanas de pau no Sudão do Sul tem atraído centenas de escavadores atrás de ouro. Em um dia normal, é possível recolher sei

rn

Há também diamantes; falta regulamentação

rn

Uma aldeia de cabanas de pau no Sudão do Sul tem atraído centenas de escavadores atrás de ouro. Em um dia normal, é possível recolher seis gramas, que valem US$ 270 (quase R$ 550).

rn

As riquezas do local já atraem grandes companhias internacionais de mineração, que negociam com o Ministério de Petróleo e Minas a exploração do território.

rn

Autoridades dizem que empresas da China, da Austrália, do Estados Unidos, da África do Sul e de outros países africanos pretendem se candidatar a licenças quando forem aprovadas as novas leis de mineração, no fim deste mês.

rn

Comerciantes dizem que o grau de pureza do ouro da região é muito superior à média. Enquanto as grandes empresas não chegam, as tribos locais investem a riqueza recém-adquirida no valor tradicional: cabeças de gado.

rn

 

Fonte: Folha de São Paulo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Dia Mundial do Meio Ambiente: a mineração brasileira e a Agenda ESG

5 de junho de 2023

* Por Raul Jungmann – Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de…

LEIA MAIS

IBRAM E DEMin/UFMG retificam trabalho vencedor da categoria profissional do 10º CBMINA

7 de maio de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (DEMin/UFMG) comunicam que foi retificada…

LEIA MAIS

Em evento em Belém, IBRAM enaltece o desempenho da indústria mineral paraense

20 de dezembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) chega aos 45 anos com o propósito de desenvolver ações que visam uma mineração cada vez…

LEIA MAIS