Ouro Preto se prepara para sediar o Geomin
4 de outubro de 2017
Um encontro entre a academia, empresas e instituições que atuam na engenharia geotécnica aplicada à mineração.
As inscrições para o Geomin 2017 já estão abertas aos interessados em participar do debate e da discussão dos mais relevantes temas na área de geotecnia aplicada à mineração. O encontro tem como objetivos principais promover, contribuir e fomentar a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento tecnológico nesta área do conhecimento científico.
Marcado para os dias 8, 9 e 10 de novembro, na UFOP em Ouro Preto (MG), o Geomin conta presenças de peso. Já estão confirmados, por exemplo, palestrantes internacionais de renome, como Steven G. Vick, Peter Kaiser e David S. Bowles.
Além das palestras, a programação inclui ainda a apresentação de trabalhos técnicos de pesquisadores brasileiros que expressem, além de um domínio referencial do conhecimento especializado ao tema abordado, a proposição de estudos de casos reais e da prática da ciência aplicada. Dessa forma, abre-se espaço para uma ampla discussão entre teoria e prática acerca dos problemas da engenharia geotécnica aplicada à mineração, gerando portanto um debate abrangente entre todos os parceiros do fórum.
Entre os principais temas do evento estão Governança e Gestão de Riscos, Legislação e Normatização, Estruturas de Disposição de Rejeitos, Geomecânica, Investigações Geológico-Geotécnicas e Monitoramento, Geossintéticos Aplicados à Mineração e Fechamento e Descaracterização de Estruturas Geotécnicas.
O Geomin é promovido, com periodicidade bienal, pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e pelo Núcleo de Geotecnia (NUGEO) da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).