NOTÍCIAS

Painel Mineração reúne especialistas em materiais de alta performance

25 de agosto de 2014

A quinta edição do Painel Mineração apresentou na última quarta-feira (20), em Belo Horizonte, as mais recentes tecnologias em materiais de alta performance para o setor de mineração. O evento, que tev

A quinta edição do Painel Mineração apresentou na última quarta-feira (20), em Belo Horizonte, as mais recentes tecnologias em materiais de alta performance para o setor de mineração. O evento, que teve apoio da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), reuniu profissionais responsáveis diretos e especificadores de materiais e equipamentos dos departamentos de produção e manutenção.

rn

A vice-diretora da ABM em Minas Gerais, Janaina França, abriu o evento com uma apresentação sobre a associação, que completou 70 anos de mercado este ano, uma das mais antigas do setor. Segundo França, o Painel Mineração busca trocar informações sobre novas tecnologias, visando a fabricação de equipamentos com alta resistência ao desgaste por abrasão e corrosão.

rn

A segunda palestra, ministrada pelo diretor de vendas no Brasil da japonesa UBE, Daniel Hernandes, falou sobre revestimentos de poliuretano (PU) obtidos com policarbonatodiol, aplicados em tubulações com propriedades mecânicas e resistência a hidrólises superiores. Segundo Hernandes, entre as vantagens do policarbonatodiol está a durabilidade do produto, que pode ser até três vezes superior, e a conservação das características do material, que chega a 50%.

rn

Na terceira apresentação, os representantes da Purcom, André Russo e Michel Michelacci, apontaram soluções em poliureia e elastômeros de poliuretano de alta performance. “A poliureia pode ser usada em qualquer superfície que precisa ser revestida e hipermeabilizada, inclusive em túneis”, afirmou Michelacci.

rn

Segundo Russo, após o fechamento de importantes acordos nacionais e internacionais, a empresa conta hoje com uma capacidade instalada de 1,2 mil toneladas de PU por mês, atendendo cerca de 2 mil clientes e mais de 800 diferentes fórmulas. “A Purcom exporta sua produção para 10 países e a expectativa para este ano é de um crescimento de 13% no faturamento da empresa”, disse.

rn

As outras palestras, da TSW Devcon, Tecnofink e PowerPoxi, abordaram os reparos disponíveis para prolongamento da vida útil de peças e equipamentos, além de proteção de partes móveis com polímero contra corrosão e contaminação. Em uma das apresentações, os destaques foram os polímeros especiais para revestimento contra abrasão, corrosão e ataques químicos.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Os ganhos financeiros a partir do aumento da diversidade será tema de destaque na 3ª edição da Diversibram

26 de fevereiro de 2024

Empresas com ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos têm colaboradores mais felizes, mais comprometidos e apresentam melhores resultados financeiros…

LEIA MAIS

Belo Horizonte receberá seminário sobre Barragens de Rejeitos

22 de outubro de 2018

As barragens de rejeito estarão em foco na segunda edição do Seminário UK-Brazil Mining Forum. O evento será realizado em Belo…

LEIA MAIS

e-MINERAÇÃO realiza painel sobre descaracterização de barragens

2 de maio de 2022

Os desafios e expectativas para a descaracterização de barragens serão debatidos  no e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022, evento 100% online e gratuito. O painel…

LEIA MAIS