NOTÍCIAS

Palestras em Vitória abrem ciclo sobre sucessão familiar no setor de rochas

25 de março de 2019

Sindirochas e Centrorochas receberam empresários, gestores das empresas de rochas ornamentais e convidados, no primeiro evento do ciclo de palestras sobre sucessão familiar nas indústrias do ramo. Cachoeiro será a próxima cidade a receber o evento, na próxima quarta, 27. As inscrições são gratuitas. No dia 05/04, o evento acontecerá em Barra de São Francisco.

Os consultores Adriano Salvi e Danielle Quintanilha conduziram os temas. Na abertura, Adriano abordou a longevidade nas empresas familiares. Segundo ele, essas empresas costumam ter uma performance melhor do que as não familiares, exatamente pelo elemento família. “Em contrapartida, elas têm um problema a longo prazo que é o passar de uma geração pra outra, causado exatamente pela questão família”, apontou. Durante a palestra ele listou uma série de cuidados e ações que as empresas precisam ter para garantir a longevidade.

Em sua apresentação, Danielle Quintanilha destacou os principais pontos necessário no processo sucessório, entre eles, mostrou que a sucessão não é um fato isolado, mas um processo. “Para acontecer um processo de sucessão bem efetivo tem que haver um trabalho entre sucessor e o sucedido para que seja construída essa passagem”, destacou.

No setor de rochas

Com cerca de 60 anos de existência, contada desde a extração do primeiro bloco de mármore no Espírito Santo em 1958, o setor de rochas ornamentais capixaba é formado essencialmente por empresas familiares. Estima-se que mais de 70% das empresas do segmento tenham esta formação, a maioria delas comandadas hoje pela segunda geração da família.

Genuinamente capixaba, a Graniti foi formada há 30 anos pelo empresário Helder Nico, 58, que, ao longo do tempo iniciou sociedade com seu cunhado Edgar Thom, 55. Hoje, o filho de Helder, Willian Nico, 30, se prepara para assumir a parte do pai nos negócios. Os três participaram da palestra em Vitória e adoraram a experiencia. “O que ouvimos aqui foi o ponto inicial para o processo de sucessão. Não podemos deixar nossa empresa parar na nossa geração”, afirmou Helder.

Para o CEO de Vendas da Monte Negro, Renzzo Rizzo, “a palestra foi muito importante e proveitosa para saber como a empresa deve se profissionalizar para encontrar uma forma sadia de fazer o processo sucessório”, destacou.

Próximas palestras

O fórum “A longevidade nas empresas familiares e sucessão familiar” para empresários do setor de rochas ornamentais acontecerá em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 27/03, e em Barra de São Francisco, dia 05/04.

Inscrições gratuitas:

Cachoeiro – Saiba mais  https://goo.gl/e4m3LL

Barra de São Francisco – Saiba mais  https://goo.gl/NEDDEa

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Combate ao garimpo ilegal: IBRAM vai propor a órgãos de controle que exijam uso de plataforma da USP em todas as negociações com ouro

19 de maio de 2023

Plataforma consegue identificar fonte de procedência do ouro, permitindo diferenciar o ouro legal do ilegal. IBRAM assina convênio com USP…

LEIA MAIS

Mineração amplia faturamento e recolhimento de tributos em 6% no 1º semestre

24 de julho de 2023

Dados se mostram superiores aos do 1º semestre de 2022. Mineradoras criam mais empregos e vão investir mais de US$…

LEIA MAIS

Consulta colhe subsídios para instruir revisão de Normas Regulamentadoras ligadas à mineração

7 de janeiro de 2021

O Ministério da Economia disponibilizou para consulta de subsídios as Normas Regulamentadoras (NRs) nº 13, 22, 36, 37 e os…

LEIA MAIS