NOTÍCIAS

Pará: Em 8 meses, setor mineral cresceu 12% no estado

28 de setembro de 2012

rnDieese aponta que o saldo total é de 1.987 vagas de janeiro a agostornO emprego formal no setor extrativo mineral cresceu cerca de 12% no Pará, entre janeiro e agosto deste ano, segundo o Departamento Intersindical de Estatísti

rn

Dieese aponta que o saldo total é de 1.987 vagas de janeiro a agosto

rn

O emprego formal no setor extrativo mineral cresceu cerca de 12% no Pará, entre janeiro e agosto deste ano, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA). De toda a região Norte, o Estado foi o que mais gerou postos de trabalho durante o período. O saldo total é de 1.987 vagas, gerado pelas 3.321 admissões e 1.334 desligamentos. Só no mês de agosto foram contabilizados 110 empregos formais gerados no Pará.

rn

Os dados são resultado de um balanço efetuado pelo Dieese, com base em informações oficiais do Ministério do Trabalho. Segundo o estudo, a grande maioria dos estados da região Norte apresentou saldos positivos de empregos formais no comparativo entre admitidos e desligados, com exceção apenas do Amazonas, que teve uma perda de 113 postos de trabalhos. Nos primeiros oito meses deste ano, o setor extrativo mineral realizou em todo o Norte 5.440 admissões contra 3.065 desligamentos gerando um saldo de 2.375 vagas, com um crescimento de 10% no emprego formal.

rn

Ainda de acordo com o Dieese, o Pará foi responsável por cerca de 84% dos postos de trabalho gerados em toda o Norte entre janeiro e agosto deste ano. Somente em agosto, a região Norte registrou 158 empregos formais. O Pará ocupou novamente a maior fatia deste total, com 110 vagas, seguido pelo Tocantins com 48 e Acre com 34 postos de trabalhos. Amazonas e Amapá obtiveram os menores índices, com um saldo negativo de 48 vagas e nenhum posto gerado, respectivamente. O estudo também catalogou os empregos gerados no setor durante os últimos 12 meses. O saldo de toda a região Norte foi 2.836, sendo 2.338 somente no Pará.

rn

ANANINDEUA

rn

A Prefeitura de Ananindeua publicou edital para concurso público no município. O concurso está sendo organizado pelo Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (Cetap) e disponibiliza 1.199 vagas, distribuídas em funções de provimento imediato, cadastro de reservas e reserva legal para portadores de deficiência (5% do total de vagas).

rn

As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 1º de outubro até o dia 25 daquele mês, exclusivamente pela internet, através do site www.fundacaocetap.com.br. As vagas são para os cargos públicos de nível superior de Analista Municipal, Analista de Segurança do Trabalho, Médico, Médico do Trabalho, cargos de nível médio de Técnico Municipal e de nível fundamental de Auxiliar Municipal.

rn

Os salários variam entre R$ 622 a R$ 2.071,58. As provas serão objetivas e estão previstas para serem aplicadas no dia 25 de novembro. O local e horário serão divulgados no dia 14 de novembro, no site da Cetap. O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

rn

 

Fonte: O Liberal

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Juristas e empresários vão debater nova legislação do setor mineral

28 de outubro de 2019

A legislação da indústria da mineração, tanto a brasileira quanto a de outros países mineradores, será amplamente debatida durante a…

LEIA MAIS

Produção mineral cresce 14% em toneladas no 3º trimestre

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) compilou novos dados sobre a indústria da mineração brasileira em 2021. No 3º trimestre…

LEIA MAIS

Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS