NOTÍCIAS

Para gerar mais negócios e se desenvolver, mineração precisa investir mais em diversidade, diz Raul Jungmann

27 de março de 2025

Crescimento da demanda global por minérios é grande oportunidade para o setor crescer. O presidente do IBRAM encerrou o evento híbrido Diversibram – a mineração sem rótulos, na noite desta 4ª feira (26).

A mineração brasileira precisa conquistar avanços na diversidade, equidade e inclusão se quiser se capacitar a usufruir as oportunidades que se colocam, principalmente, de expansão da demanda por minerais diversos, que o Brasil possui, entre os quais, os críticos e estratégicos para a segurança alimentar, para a transição energética e para o desenvolvimento de novas tecnologias, além de outras finalidades. Avançar na DEI é “essencial para que tenhamos nosso setor alinhado com o mundo, com a modernidade, com a justiça, com a democracia. Nenhum setor que não se alinhe com o mundo e com suas demandas poderá prosperar, sobreviver” – foi o que afirmou Raul Jungmann, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), na noite desta 4ª feira (26/3), ao encerrar o evento Diversibram – a mineração sem rótulos.

Assista a íntegra no canal Youtube do IBRAM.

Esse crescimento global do interesse por suprimento seguro de minerais ainda envolve questões geopolíticas e conflitos entre nações. Isso leva nações como China e EUA acelerarem ações para conquistar fontes de suprimento, inclusive no Brasil. “Recebemos com frequência, no IBRAM, delegações de outros países interessados nesse suprimento (…) Como mudou o papel da mineração! Estamos (setor mineral), sem falsa modéstia, no centro das discussões geopolíticas globais”, afirmou Jungmann.

“A diversidade significa a possibilidade para vivermos harmonicamente em qualquer ambiente. Ela traz maior riqueza, mais inclusão para a sociedade e para as empresas. É preciso dizer que não vamos conseguir fazer jus à dimensão e à responsabilidade que assumimos se não avançarmos na diversidade”, disse.

A Diversibram 2025 contou com 2.000 participantes, 40 painelistas e foram veiculados 7 horas de conteúdo. Os números demonstram que “há energia e disposição de todos do setor mineral para fazer com que o tema da diversidade se aprofunde. Ela é fundamental para as empresas do setor, mas também para o mundo. A luta por mais diversidade nos insere nas lutas travadas em todo o mundo”, afirmou o dirigente.

Patrocinaram a Diversibram 2025: BHP (categoria Ouro); Anglo American, Bemisa e Nexa (Prata); AngloGold Ashanti, Mosaic e Vale (Bronze).

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Especialistas falam sobre a importância da diversificação econômica em cidades mineradoras no PodMinerar

21 de junho de 2023

Diversificar e movimentar a economia de cidades mineradoras é muito importante para uma melhor saúde financeira desses locais. Nesse sentido,…

LEIA MAIS

IBRAM discute novas experiências em jornadas de trabalho na mineração

21 de fevereiro de 2025

Compreender as realidades e necessidades das empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), identificar modelos de jornadas de trabalho…

LEIA MAIS

Remineralizadores de solos será tema de painel no e-MINERAÇÃO

2 de maio de 2022

O uso dos remineralizadores é uma alternativa eficiente para fazer com que a adubação e os nutrientes presentes em determinada…

LEIA MAIS