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Para gerar mais negócios e se desenvolver, mineração precisa investir mais em diversidade, diz Raul Jungmann

27 de março de 2025

Crescimento da demanda global por minérios é grande oportunidade para o setor crescer. O presidente do IBRAM encerrou o evento híbrido Diversibram – a mineração sem rótulos, na noite desta 4ª feira (26).

A mineração brasileira precisa conquistar avanços na diversidade, equidade e inclusão se quiser se capacitar a usufruir as oportunidades que se colocam, principalmente, de expansão da demanda por minerais diversos, que o Brasil possui, entre os quais, os críticos e estratégicos para a segurança alimentar, para a transição energética e para o desenvolvimento de novas tecnologias, além de outras finalidades. Avançar na DEI é “essencial para que tenhamos nosso setor alinhado com o mundo, com a modernidade, com a justiça, com a democracia. Nenhum setor que não se alinhe com o mundo e com suas demandas poderá prosperar, sobreviver” – foi o que afirmou Raul Jungmann, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), na noite desta 4ª feira (26/3), ao encerrar o evento Diversibram – a mineração sem rótulos.

Assista a íntegra no canal Youtube do IBRAM.

Esse crescimento global do interesse por suprimento seguro de minerais ainda envolve questões geopolíticas e conflitos entre nações. Isso leva nações como China e EUA acelerarem ações para conquistar fontes de suprimento, inclusive no Brasil. “Recebemos com frequência, no IBRAM, delegações de outros países interessados nesse suprimento (…) Como mudou o papel da mineração! Estamos (setor mineral), sem falsa modéstia, no centro das discussões geopolíticas globais”, afirmou Jungmann.

“A diversidade significa a possibilidade para vivermos harmonicamente em qualquer ambiente. Ela traz maior riqueza, mais inclusão para a sociedade e para as empresas. É preciso dizer que não vamos conseguir fazer jus à dimensão e à responsabilidade que assumimos se não avançarmos na diversidade”, disse.

A Diversibram 2025 contou com 2.000 participantes, 40 painelistas e foram veiculados 7 horas de conteúdo. Os números demonstram que “há energia e disposição de todos do setor mineral para fazer com que o tema da diversidade se aprofunde. Ela é fundamental para as empresas do setor, mas também para o mundo. A luta por mais diversidade nos insere nas lutas travadas em todo o mundo”, afirmou o dirigente.

Patrocinaram a Diversibram 2025: BHP (categoria Ouro); Anglo American, Bemisa e Nexa (Prata); AngloGold Ashanti, Mosaic e Vale (Bronze).

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