NOTÍCIAS

Paranapanema avalia parceria para voltar à mineração de cobre

13 de agosto de 2013

A Paranapanema considera parceria com minas de cobre ou mesmo a aquisições de ações, como membro minoritário, das minas. A intenção é satisfazer suas necessidades de concentrado de cobre.Paranap

A Paranapanema considera parceria com minas de cobre ou mesmo a aquisições de ações, como membro minoritário, das minas. A intenção é satisfazer suas necessidades de concentrado de cobre.

Paranapanema, refinadora e produtora de semi-manufaturados de cobre, avalia a possibilidade de se associar ou adquirir ações minoritárias de mineradoras do metal para atender às necessidades de concentrado de cobre, segundo disse Edson Monteiro, presidente interino da companhia ao website BNAmericas.

rn

“Quando começamos o projeto para adquirimos pequenas minas de cobre, nós avaliamos mais de 100 empresas e selecionamos quatro. Dessas quatro minas de cobre, três trabalham conosco e continuamos a considerar outras propostas”, disse Monteiro.

rn

A Paranapanema, antes de entrar no Programa Nacional de Desestatização, em 1994, era dona da Caraíba Mineração que possuía uma mina de cobre em Jaguari (BA) e planta de refino em Dias D´Ávila (BA). Com a privatização, a mina foi separada do grupo e se transformou da Mineração Caraíba. A refinado virou a Caraíba Metais.

rn

A Paranapanema utiliza concentrado de cobre das mineradoras locais, mas precisa comprar dois terços do seu abastecimento de países como Chile, Peru e Portugal.

rn

“Tendo a possibilidade de extrair cobre no Brasil, poderíamos considerar uma participação mais competitiva, no futuro. E nossa companhia sempre busca por projetos nacionais. Este mesmo modelo se aplicaria a outros metais, que são processados de acordo com a demanda local”, completou Monteiro.

rn

A companhia tenta desenvolver tecnologias para o tratamento de lama anódica, um subproduto do processo de manufaturação do cobre, para obtenção de ouro e prata para comercialização.

rn

“Estamos atualmente sob um processo de aferição de nossa planta de metais para definirmos qual a melhor tecnologia a ser aplicada, para tentarmos desenvolver um plano e um projeto conceitual em 2013, seguido pela implementação de uma base de engenharia em 2014 e o começo das operações em 2015”, explicou Monteiro.

rn

A Paranapanema é a maior produtora de cobre refinado e produtos do cobre semi-finalizados e de ligamentos do país. Criada em 1996, no processo de desestatização, por um grupo de fundo de pensões, as principais subsidiárias incluem a refinadora de cobre Caraíba Metais, a produtora de estanho e minerais industriais Mamoré, e a fabricante de tubos, conexões de cobre e outras ligas, Eluma.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Setor mineral está no caminho certo ao aprimorar relacionamento com comunidades

13 de outubro de 2020

O setor mineral está no caminho certo ao aprimorar seu relacionamento com as comunidades. A afirmação foi feita pelo diretor-presidente…

LEIA MAIS

Entidades buscam resolução para demanda represada no embarque de rochas ornamentais

5 de novembro de 2018

Com apoio do Governo do Espírito Santo, Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito…

LEIA MAIS

IBRAM busca apoio com a senadora Tereza Cristina para reintroduzir a mineração ao texto do PL 2159/2021, sobre licenciamento ambiental

21 de junho de 2023

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo vice-presidente, Fernando Azevedo e Silva, se reuniu com a senadora Tereza Cristina (PP)…

LEIA MAIS