NOTÍCIAS

Parceria com universidades federais intensifica mapeamentos geológicos

8 de outubro de 2012

rnO programa de levantamento geológico básico executado pela CPRM envolve uma parceria estratégica com 15 universidades públicas para formar novos geólogos e ampliar o conhecimento geológico do territó

rn

O programa de levantamento geológico básico executado pela CPRM envolve uma parceria estratégica com 15 universidades públicas para formar novos geólogos e ampliar o conhecimento geológico do território brasileiro. Já são sete anos de parceria e os resultados somam 65 folhas concluídas, totalizando 195 mil km2 de área mapeada na escala de 1:100.000. Cada folha possui 3 mil km2 e traz informações que poderão ser utilizadas para pesquisa de recursos minerais, gestão territorial e meio ambiente. “Estamos transferindo tecnologia para formar novos geólogos e acelerar o conhecimento geológico do País”, explica Reginaldo Alves, chefe do Departamento de Geologia. Nos próximos dois anos outras 66 folhas serão finalizadas, o que corresponde a mais 198 mil km2 de áreas que serão mapeadas em diversas regiões do País.
 

rn

A coleta dos dados no campo reúne professores e estudantes de graduação e pós-graduação em geologia. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma das instituições mais atuante, concluiu 22 folhas, entre elas: Curvelo, Taiobeiras, Carangola, Nova Venécia e Montes Claros, lançadas no congresso. “O projeto transcende a simples confecção de um mapa geológico, vai além dos recursos financeiros porque estimula a qualificação de pessoal e a produção de conhecimento científico”, avalia Antônio Carlos Pedroso Soares, do Departamento de Geologia da UFMG. Segundo o pesquisador o trabalho envolveu 60 estudantes e ajudou na elaboração de teses de mestrado e doutorado.

rn

 
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro participa ativamente do projeto. A instituição  concluiu 10 folhas. Já a UnB executou 15 mapas. As universidades agora se preparam para uma nova série de mapeamentos. “Essa troca de experiência é fundamental porque agrega novas metodologias e tecnologia de ponta”, destaca o diretor-presidente Manoel Barretto.  Todos os mapas em formato digital estão disponíveis no Geobank.

rn

 

Fonte: CPRM

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Gerdau anuncia investimento de R$ 200 milhões na usina Riograndense

26 de janeiro de 2022

A Gerdau anunciou, na última quarta-feira (19), que investirá R$ 200 milhões em sua unidade Riograndense, em Sapucaia do Sul (RS) para…

LEIA MAIS

IBRAM E DEMin/UFMG retificam trabalho vencedor da categoria profissional do 10º CBMINA

7 de maio de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (DEMin/UFMG) comunicam que foi retificada…

LEIA MAIS

Combate ao garimpo ilegal: IBRAM vai propor a órgãos de controle que exijam uso de plataforma da USP em todas as negociações com ouro

19 de maio de 2023

Plataforma consegue identificar fonte de procedência do ouro, permitindo diferenciar o ouro legal do ilegal. IBRAM assina convênio com USP…

LEIA MAIS