NOTÍCIAS

Parceria Votorantim pela Educação renova esperanças em Rondon do Pará

2 de abril de 2015

Votorantim Metais, Instituto Votorantim e Prefeitura oficializaram a pactuação pela qualidade da educação públicarnCom o Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), a educação p&uac

Votorantim Metais, Instituto Votorantim e Prefeitura oficializaram a pactuação pela qualidade da educação pública

rn

Com o Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), a educação pública do município de Rondon do Pará está passando por um novo momento. A iniciativa é promovida pelo Instituto Votorantim e Votorantim Metais, e foi oficializada na quinta-feira passada (26), com a prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Educação. No município, a empresa pretende instalar um projeto de mina de bauxita integrada à refinaria de alumina, o Alumina Rondon, que está em fase de licenciamento ambiental.

rn

“Todo tipo de formação é bem-vinda, estávamos ansiosos por isso, pelo momento em que nossos conhecimentos seriam atualizados. A gente sempre estuda, mas é sempre bom ter a oportunidade de aprender novas coisas. As expectativas são as melhores possíveis, todos estão muito entusiasmados com a chegada do projeto”, comenta a diretora de ensino da Secretaria de Educação de Rondon, Jane Feitoza.

rn

Formado por quatro ciclos, o PVE trabalha com duas frentes: a mobilização social das comunidades e demais entidade sociais, e a qualificação das práticas de gestão educacional. O primeiro ciclo tem início marcado para abril e conta com duas formações com a secretaria de Educação e diretores, além de um encontro de mobilização com a Sociedade. “O PVE também vai auxiliar as secretarias e a diretorias das escolas de Rondon do Pará a acessar os recursos oferecidos pelo Governo Federal para viabilizar projetos educacionais”, explica Anna Colacino, coordenadora de Capital Humano do Instituto Votorantim. De acordo com Colacino, há recursos disponíveis no orçamento do Governo Federal para a execução de ações na área da educação, mas que não são buscados por conta da falta de bons projetos.

rn

Além de Rondon do Pará, mais de 40 municípios brasileiros já participam do PVE desde 2008. A cada ano, o Programa elege um assunto para ser trabalhado nos municípios. O tema de 2015 é “Família e escola juntas: uma atitude que transforma”. Esta, inclusive, é uma das atitudes propostas pelo movimento “Todos pela Educação”, do qual o Instituto Votorantim passou a ser parceiro neste ano. “Acreditamos que licença social é tão importante quanto à licença ambiental para a implantação de um projeto, por isso estamos dialogando com a comunidade sobre as ações que estão sendo planejadas”, afirma Sergio Oliveira, Coordenador de Sustentabilidade do Projeto Alumina Rondon.

rn

Concurso de Redação – A primeira ação de mobilização do PVE em 2015 é a 7ª edição do concurso de redação Tempos de Escola, realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Canal Futura, o movimento “Todos pela Educação” e a Comunidade Educativa CEDa. O tema deste ano é “Grandes Atitudes pela Educação”. As inscrições podem ser feitas pelo site www.blogeducacao.org.br de 1ºde abril até 17 de julho e os vencedores serão conhecidos em setembro.

rn

Desenvolvimento Local – Além do PVE, a Votorantim Metais tem atuado na capacitação para o mercado de trabalho regional em Rondon do Pará, Dom Eliseu e Abel Figueiredo, por meio do Programa de Qualificação de Mão de Obra do projeto Alumina Rondon, via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Já foram qualificados mais de 3.100 profissionais, desde 2013. A meta do Programa é qualificar 10 mil profissionais até 2017.

rn

Na região, os cursos não são direcionados apenas ao comércio e indústria; a empresa tem buscado fomentar a agricultura familiar e desenvolver a cadeia de fornecedores locais. No mês passado, a Votorantim Metais também entregou a Prefeitura de Rondon do Pará os Projetos Executivos para Saneamento Básico, incluindo o abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta e destinação de lixo domiciliar e drenagem urbana da cidade. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Gestão Pública, desenvolvido em parceria com o Instituto Votorantim, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Prefeitura.

rn

Alumina Rondon – O projeto Alumina Rondon, cuja Licença Prévia (LP) foi emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente em abril de 2014, terá oito milhões de toneladas/ano de produção de bauxita lavada e três milhões de toneladas/ano de alumina. Com início de operação previsto para 2019, o Alumina Rondon será um investimento de 3,7 bilhões de dólares, com previsão de geração de cerca de 10 mil empregos na fase de implantação e 1.800 vagas durante a operação, de trabalhadores diretos e terceiros.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Combate ao garimpo ilegal: IBRAM vai propor a órgãos de controle que exijam uso de plataforma da USP em todas as negociações com ouro

19 de maio de 2023

Plataforma consegue identificar fonte de procedência do ouro, permitindo diferenciar o ouro legal do ilegal. IBRAM assina convênio com USP…

LEIA MAIS

Especialistas debatem sobre o TSM durante a Arminera

22 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do painel “Programa para uma mineração sustentável (HMS-TSM): aplicação…

LEIA MAIS

Alcoa investiu mais de R$ 1,8 milhão em ações diretas de prevenção e combate à Covid-19

7 de janeiro de 2021

Diante deste período excepcional em que enfrentamos a pandemia do novo Coronavírus, a Alcoa fortalece o apoio ao município de…

LEIA MAIS