NOTÍCIAS

Participe da Consulta Pública sobre o relacionamento entre empresas e Povos Indígenas

23 de janeiro de 2015

A consulta pública ao documento “Diretrizes Brasileiras de Boas Práticas Corporativas com Povos Indígenas” pode ser feita pela internet até 30 de abril de 2015. Trata-se de um conjunto de diretrizes n

rn

A consulta pública ao documento “Diretrizes Brasileiras de Boas Práticas Corporativas com Povos Indígenas” pode ser feita pela internet até 30 de abril de 2015.
 
Trata-se de um conjunto de diretrizes norteadoras da relação entre setor empresarial e Povos Indígenas no Brasil para um relacionamento mutuamente benéfico. O documento base, o formulário de sugestões e as instruções de como participar da consulta estão disponíveis através do link www.tnc.org.br/consultapublica.
 
Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br), assim como empresas representantes de vários setores produtivos, Organizações Não Governamentais, Públicas e a Comunidade Indígena compõem a Iniciativa Diálogo Empresas e Povos Indígenas, responsável pelo desenvolvimento do documento.
 
O objetivo da consulta pública é colher sugestões e comentários de alta qualidade técnica. São especialmente bem-vindas contribuições de organizações indigenistas, instituições da sociedade civil que apoiam os direitos indígenas, empresas e setores empresariais  que  afetam  ou são afetados por questões indígenas, indivíduos com notório saber do tema, setor público, entidades que trabalham em  prol da sustentabilidade e da responsabilidade social e também entidades que trabalham com conservação florestal.
 
De acordo com a Gerente de Assuntos Ambientais do IBRAM, Cláudia Salles, “a elaboração das diretrizes de boas práticas não só orienta o trato com os Povos Indígenas como também reforça a interdependência entre a comunidade autóctone e o setor corporativo”. Segundo ela, essa é uma das principais contribuições da Iniciativa até o momento. “São princípios salutares para o desenvolvimento econômico e social do país”, destaca.
 
 
Sobre a Iniciativa Diálogo Empresas e Povos Indígenas
 
Com os objetivos de qualificar o debate e contribuir com melhorias efetivas para um relacionamento satisfatório entre companhias e povos indígenas brasileiros, a Iniciativa se reuniu durante mais de dois anos estreitando os laços com a comunidade das regiões onde as empresas atuam.
 
Participam da Iniciativa a Confederação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), entidades públicas como a Fundação Nacional do Índio (Funai), a organização ambiental The Nature Conservancy (TNC), organizações da sociedade civil, instituições setoriais e empresas públicas e privadas (veja a lista completa).
 
Sobre a TNC
 
A The Nature Conservancy é a maior organização de conservação ambiental do mundo. Está presente em mais de 35 países, adotando diferentes estratégias com a missão  de conservar as terras e águas das quais a vida depende. No Brasil, onde atua há mais de 25 anos, a TNC promove iniciativas nos principais biomas, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais. Saiba mais sobre a TNC em http://tnc.org.br.

rn

rn

rn

rn

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Minério mantém alta

5 de dezembro de 2017

Em sua quinta alta consecutiva, o minério de ferro atingiu o maior valor desde 14 de setembro no mercado à…

LEIA MAIS

Prêmio Municípios Mineradores 2022 revela cases de sucesso em gestão municipal

13 de junho de 2022

Contar com atividade minerária sustentável no território é um excelente estímulo para a condução de projetos públicos que melhoram a…

LEIA MAIS

Produção mineral cresce 14% em toneladas no 3º trimestre

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) compilou novos dados sobre a indústria da mineração brasileira em 2021. No 3º trimestre…

LEIA MAIS