NOTÍCIAS

Participe do I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia

19 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o “I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia”. O evento será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) por meio do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e do Núcleo Tecnológico de Estudos dos Impactos da Mineração (NEIM) no Campus Cruz das Almas. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

A organização do evento fará uma contribuição solidária: os participantes deverão levar, no dia do credenciamento, um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fralda geriátrica.

O objetivo do evento é reunir estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores de temáticas relacionadas à mineração e meio ambiente e a comunidade para discutir a atividade mineradora.

A inscrição de trabalhos científicos pode ser realizada até o dia 5 de outubro, por meio do envio de resumos. O resultado dos resumos aceitos acontece até dia 22 de outubro. As apresentações serão em formato de pôster e os resumos serão publicados nos Anais do I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia em formato de Cadernos de Resumos, com ISBN (International Standard Book Number). Cada participante poderá submeter apenas um trabalho como primeiro autor/apresentador.

Os trabalhos deverão se inserir nos seguintes eixos temáticos: (1) Recursos Naturais; (2) Planejamento Ambiental e Mineração; (3) Mineração, Conflitos Ambientais e Responsabilidade Social; (4) Recuperação de Áreas Degradadas; (5) Novas Tecnologias da Mineração; e (6) Políticas Públicas da Mineração.

Programação provisória

O evento prevê palestras, mesas redondas, minicursos e apresentação de trabalhos em formato de pôster. Serão discutidos aspectos legais, potenciais minerais do Brasil, recuperação de áreas degradadas, conflitos, entre outras temáticas relevantes e atuais do setor mineral. O objetivo é que este Seminário seja oferecido regularmente nos próximos anos, e fomente ainda mais as discussões sobre a temática.

11/11/2018 (domingo)

17h às 19h – credenciamento.

19h – Boas vindas e palestra de abertura com a apresentação do NEIM com o professor Paulo Gabriel Soledade Nacif.

Coquetel e apresentação cultural.

12/11/2018 (segunda-feira)

8h às 9h – Palestra: “Avaliação dos Impactos Ambientais dos rejeitos de minério da SAMARCO na biogeoquímica dos solos, biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas bentônicos”, com o professor doutor Tiago Osório Ferreira – ESALQ/USP.

9h às 9h15 – Intervalo.

9h15 às 11h – Mesa Redonda (I): “Desafios ao modelo mineral brasileiro” Participantes: A confirmar em breve.

11h às 12h – Palestra: “Exploração e distribuição da riqueza dos recursos minerais no Brasil” Palestrante: Rafael Avena – Diretor Técnico da CBPM.

12h às 14h – Intervalo.

14h às 18h – Minicurso (programação a confirmar).

18h30 – Momento cultural.

13/11/2018 (terça-feira)

8h às 10h – Mesa Redonda (II): “Aspectos históricos e contemporâneos da contaminação por metais em Santo Amaro.” Participantes: Prof. Dr. Jorge Gonzaga, Prof. Dr Fábio Oliveira (UFRB).

10h às 10h15 – Intervalo.

10h15 às 12h: Mesa redonda (III) – “Conflitos Ambientais na Mineração.” Participantes: Prof. Ms. Lucas  Zenha (GEOGRAFAR/UFBA) e outro(a) participante a confirmar em breve. Mediadora: Juliana Neves Barros.

14h às 18 h – Minicurso (programação a confirmar).

18h30 – Momento cultural.

14/11/2018 (quarta-feira)

8h às 10h – Mesa redonda (IV): “Políticas Regulatórias da mineração” Participantes: Dr.ª Luciana Espinheira da Costa Khoury – Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Defesa do Rio São Francisco; Marco Antônio Freire Ramos; Katia Visentainer – Representante do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração; outro(a) participante a confirmar em breve. Mediadora: Juliana Neves Barros.

10h às 10h15 – Intervalo.

10h15 às 12h: Mesa redonda (V) – “Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração: experiências e desafios.” Participantes: Prof. Dr. Carlos Ernesto Schaefer – UFV, Dr. Fabio Perlatti – Agência Nacional de Mineração – ANM e outro(a) participante a confirmar em breve. Mediadora Mônica Arlinda Vasconcelos Ramos.

A partir das 14h os pôsteres serão inseridos nos painéis.

Serviço:

I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia
Data: 11 a 14 de novembro
Local: Campus Sede da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Cruz das Almas (BA).
Informações: https://mineracaoemeioambi.wixsite.com/1smma

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Instituto Tecnológico Vale abre inscrições para nova turma de Mestrado

22 de outubro de 2018

Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Minas Gerais, acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo 2019 do Mestrado Profissional…

LEIA MAIS

Comitiva Brasileira marcará presença na edição de 2019 do PDAC

19 de setembro de 2018

Considerado um dos mais tradicionais eventos de mineração mundial, o Prospectors and Developers Association of Canada será realizado em Toronto…

LEIA MAIS

Programação da EXPOSIBRAM 2019 é construída de forma colaborativa

12 de novembro de 2018

Em pesquisa realizada pela internet, interessados em participar da próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração indicaram os…

LEIA MAIS