NOTÍCIAS

Pedreira Itapeti inaugura nova unidade de beneficiamento

12 de agosto de 2014

A Pedreira Itapeti da Embu Engenharia e Comércio, em Mogi das Cruzes (SP), vai duplicar a capacidade instalada com uma nova unidade de beneficiamento, que entrará em operação em setembro com equipamentos da Metso Brasil.rn

A Pedreira Itapeti da Embu Engenharia e Comércio, em Mogi das Cruzes (SP), vai duplicar a capacidade instalada com uma nova unidade de beneficiamento, que entrará em operação em setembro com equipamentos da Metso Brasil.

rn

A nova planta de britagem e classificação, adquirida da Metso, é totalmente automatizada e tem capacidade nominal de 500 t/h de pedra britada. Segundo o engenheiro Daniel Debiazzi, da Embu, a sua operação será feita de forma independente da unidade de beneficiamento antiga, o que permitirá ampliar a capacidade de produção e oferta de seus produtos no mercado regional.

rn

A automação da planta, configurada para controles na britagem, rebritagem e estocagem, é dotada de sensores de controle de níveis de alimentação e produtos, indicadores de desempenho de equipamentos, dispositivos de emergência e de segurança, além de soluções para interferir nos ajustes de processos e configurações de operação.

rn

A Embu investiu cerca de R$ 32 milhões na ampliação da unidade de Itapeti e tem ainda projetos em desenvolvimento para novos empreendimentos no Estado de São Paulo, um deles com previsão para início de operação em 2015 e que está atualmente em fase adiantada de licenciamento.

rn

O engenheiro disse, em entrevista ao NMB, que graças à modernidade e à tecnologia dos novos equipamentos e de automação, a nova unidade requer baixa interferência humana na sua operação, o que também reduz de forma relevante a utilização de mão-de-obra.

rn

“O controle dos equipamentos fundamentais da nova planta de beneficiamento será feito por sistemas de controles digitais, com possibilidade de correções imediatas nos fluxos de materiais em processamento, resultando num notável aumento de produtividade”, afirma.

rn

A Pedreira Itapeti produz pedra britada a partir da exploração de maciço de granito, sendo os seus produtos e subprodutos destinados principalmente à indústria da construção (construção civil, infraestrutura, usinas de asfalto, concreto e pré-moldados, dentre outros).

rn

A capacidade instalada da Embu nas suas quatro unidades é de 7,6 milhões de toneladas por ano de pedra britada e subprodutos, sendo 7 milhões t por ano de capacidade das três unidades de São Paulo e 600 mil t por ano da unidade de Vila Velha (ES). Já a produção em 2012 e em 2013, das unidades de São Paulo, somaram cerca 6,6 Mt e 6,9 Mt, respectivamente.

rn

Um outro empreendimento da companhia, desenvolvido em parceria, está em operação desde o início do ano e tem os seus produtos destinados, especificamente, para as obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Viracopos. Nos próximos meses, também vai atender o mercado da região de Campinas. A Embu não deu detalhes sobre as parcerias e investimentos destinados para o empreendimento.

rn

O controle acionário da Embu é detido por dois grupos familiares, que iniciaram a operação de sua primeira unidade, a Pedreira Embu, em Embu das Artes (SP), há 50 anos.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Abertas inscrições do Programa Aprendiz da AngloGold Ashanti em Nova Lima (MG)

8 de agosto de 2019

São 60 vagas, das quais 20 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os cursos disponíveis são de operador de mina…

LEIA MAIS

Anglo American investe na recuperação de nascentes de rios brasileiros e na preservação de matas protegidas

14 de junho de 2021

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável dos municípios e estados onde atua no Brasil, a mineradora Anglo American está realizando…

LEIA MAIS

GEOAMERICAS 2020: Congresso de Geossintéticos totalmente online recebe inscrições até 26 de outubro

21 de outubro de 2020

Evento terá conteúdo relevante para profissionais e empresas que atuam no setor de mineração   Ainda dá tempo de participar…

LEIA MAIS