NOTÍCIAS

Pesquisa busca modelos eficientes para extração de cobre

29 de outubro de 2014

Compreender a estrutura e a reatividade química de um mineral é essencial para que a sua produção seja otimizada, o que reduz custos e danos ambientais do processo. Esse foi o objetivo da tese Reatividade química da

Compreender a estrutura e a reatividade química de um mineral é essencial para que a sua produção seja otimizada, o que reduz custos e danos ambientais do processo. Esse foi o objetivo da tese Reatividade química da superfície da calcopirita e mecanismo de separação da mistura etanol-água em metal-organic frameworks, vencedora do Grande Prêmio UFMG de Teses na categoria Ciências Exatas e da Terra e Engenharias.

rn

A calcopirita (CuFeS2), minério usado para extração de cobre (Cu), foi o objeto de estudo da primeira etapa do doutorado do pesquisador Guilherme Ferreira de Lima, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Química do ICEx. Segundo ele, o alto potencial do metal definiu a escolha da matéria-prima da qual se extrai o cobre. Só neste ano, o Brasil já produziu 475 mil toneladas de cobre. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), derivados da calcopirita geraram, em 2011, cerca de US$ 8,7 bilhões para a economia do país.

rn

Existe um problema de ordem econômica e ambiental para se obter o cobre. Dois processos principais são usados para extraí-lo da calcopirita: o pirometalúrgico e o hidrometalúrgico. Como ambos são pouco eficientes, o entendimento de como ocorrem as reações químicas na superfície do mineral durante o processo viabilizará a criação de métodos para que sua extração se torne mais rentável e menos poluente, explica Lima.

rn

Pelo processo pirometalúrgico são obtidos 80% do cobre produzido no mundo, porém essa técnica só é viável para minerais com alta concentração de cobre. Seu principal inconveniente é a geração abundante de resíduos sólidos. O processo hidrometalúrgico, por sua vez, que funciona por meio da aplicação de ácido e de uma solução de ferro na superfície do minério, é alternativa mais viável para os minerais de baixa concentração de cobre.

rn

O método mais usado no Brasil é o hidrometalúrgico, mas não entendíamos por que, depois de algumas horas, o processo de produção se encerrava. A ideia de analisar a superfície da calcopirita por meio de química computacional pretendia entender esse processo em nível molecular. Assim, conseguiríamos criar uma solução para o fato de a reação química se encerrar de forma inesperada, diz o pesquisador.

rn

A química computacional é uma área cujos experimentos não ocorrem em laboratórios. A metodologia da pesquisa baseou-se na aplicação de modelos físicos e matemáticos que simulam os processos químicos. A primeira parte do trabalho consistiu em encontrar um modelo capaz de representar a calcopirita (CuFeS2). Constatamos que os átomos de enxofre que ficam na superfície do mineral não existem sozinhos, ou seja, estão sempre ligados um ao outro, formando pares. Antes se pensava que o enxofre (S) seria encontrado sob a forma de polímeros (S3 ou S4, por exemplo). Essa foi a primeira descoberta do estudo, explicita Guilherme de Lima.

rn

O pesquisador ressalta que o trabalho foi direcionado para compreender a produção de cobre via processo hidrometalúrgico, daí o interesse em observar como água e ácido também reagiam na superfície da calcopirita. Conseguimos provar, ainda, que a água (H2O) se liga preferencialmente ao átomo de ferro (Fe) do material. Essas duas descobertas nos aproximaram do entendimento de como se dão, de fato, os primeiros passos da extração do cobre da calcopirita por meio de um processo hidrometalúrgico. Agora podemos caminhar para o desenvolvimento de técnicas mais eficientes para essa extração, diz.

rn

 

rn

 

 

Fonte: UFMG

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Aura Minerals lança banco de talentos para mulheres

3 de dezembro de 2021

A Aura Minerals, primeira produtora de ouro a listar suas ações na B3, está com inscrições abertas para mulheres interessadas…

LEIA MAIS

Termina nesta 4ª feira (20/4) prazo de inscrições gratuitas para rodadas de negócio do e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022

20 de abril de 2022

Empresas e prestadores de serviços de diversos setores e de todo o país podem participar, gratuitamente, da seleção para as…

LEIA MAIS

Avanços na legislação do ouro geram segurança e contrapartidas socioambientais

24 de julho de 2023

De acordo com especialistas na área, o avanço em programas que contribuem na luta contra o garimpo ilegal e que…

LEIA MAIS