NOTÍCIAS

Pesquisa de clima comprova engajamento de funcionários da Alcoa

23 de abril de 2014

A unidade da Alcoa no município de Juruti, Oeste do Pará, comemora um dos melhores índices de engajamento dos funcionários. A empresa, líder do mercado mundial de alumínio, realiza anualmente uma pesquisa de

A unidade da Alcoa no município de Juruti, Oeste do Pará, comemora um dos melhores índices de engajamento dos funcionários. A empresa, líder do mercado mundial de alumínio, realiza anualmente uma pesquisa de clima organizacional entre todas as suas unidades no mundo. A planta de Juruti, que caminha para o quinto ano de operações, tem demonstrado que possui um ambiente de trabalho positivo e motivador: 86% dos funcionários estão engajados com a Companhia, seus Valores e suas maneira de atuação.

rn

A sondagem, chamada Global Voices, é realizada por uma empresa de consultoria norte-americana. “A pesquisa avalia sistematicamente a opinião dos profissionais sobre a relação de trabalho, liderança, vontade de permanecer, expectativas e sobre a própria empresa. A partir dos resultados, definimos planos de ação para contribuir com o ambiente de trabalho e promover as melhorias necessárias ao sucesso das operações. Além disso, o colaborador vê a pesquisa como um canal de diálogo”, destaca Rogério Ribas, gerente de Recursos Humanos da Alcoa Juruti.

rn

O Técnico de Qualidade Lucivaldo Souza Fernandes confirma a expectativa dos funcionários tendo a pesquisa como condutor de um relacionamento cada vez mais próximo entre as equipes, as lideranças e a própria empresa. “Por meio da pesquisa consigo conversar com a companhia, propor e sugerir ações. Um ponto digno para a nota de engajamento é a comunicação aberta e direta que temos com as lideranças. Isso reflete diretamente na motivação”, afirma Lucivaldo.

rn

O monitoramento contínuo sobre o ambiente de trabalho, juntamente com outras iniciativas, como a valorização da mão de obra local – cerca de 75% dos funcionários da Alcoa Juruti é de  paraenses – e o respeito à diversidade – 20% do efetivo total é de mulheres, entre as quais 45% ocupam posições técnicas, de engenharia e de liderança –, rendem à Alcoa, há 12 anos, uma posição no ranking das 100 melhores empresas para se trabalhar e há dois anos melhor empresa para as mulheres trabalharem no Brasil, de acordo com o Great Place to Work Institute, em parceria com a revista Época. Também foi considerada pela revista Você S/A como uma das melhores empresas para se começar a carreira, contando com programas robustos voltados aos novos engenheiros, estagiários e jovens aprendizes.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



EXPOSIBRAM 2023: inscrições abertas para o maior evento da mineração do Brasil

25 de maio de 2023

As inscrições para a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023) e o Congresso Brasileiro de Mineração estão abertas. A edição…

LEIA MAIS

Desafios de gestão territorial na Amazônia é tema da reunião dos associados do IBRAM

10 de outubro de 2022

Mineração na Amazônia, garimpo ilegal, legislação equivocadamente favorável à ilegalidade, dificuldades de controle de compra e venda de ouro na…

LEIA MAIS

IBRAM e associados participam de reunião da ANM para debater resolução que regulamenta processo sancionatório minerário

25 de janeiro de 2023

O Diretor de Relações Institucionais do IBRAM – Mineração do Brasil, Rinaldo Mancin, e a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do…

LEIA MAIS