Pesquisador da CPRM recebe o Prêmio Destaque IAG – 2015
3 de outubro de 2016
A dissertação premiada teve como título “Caracterização Hidrogeoelétrica na Região de Termas de Ibirá, Bacia do Paraná, por Meio de Inversão Conjunta 1D de sondagens TDEM/SEVs”
O pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marco Antônio Couto Junior, recebeu no dia 23 de setembro o Prêmio Destaque IAG – 2015 para dissertações de mestrado do programa de pós-graduação em Geofísica do Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP).
A dissertação premiada teve como título "Caracterização Hidrogeoelétrica na Região de Termas de Ibirá, Bacia do Paraná, por Meio de Inversão Conjunta 1D de sondagens TDEM/SEVs". O objetivo do trabalho foi mapear a região de Termas de Ibirá – SP, em áreas de fraturas dentro do basalto de formação Serra Geral, localizando as zonas propícias para a locação de poços de exploração de águas subterrâneas.
Segundo o pesquisador, os dados obtidos com os métodos de eletroresistividade e eletromagnético no domínio do tempo foram integrados através da inversão conjunta dos dados visando eliminar as ambiguidades inerentes a cada método: A Sondagem Elétrica Vertical (SEV) resolve bem as camadas rasas, mas não resolve as profundas; já o Time Domain Electromagnetic (TDEM) resolve bem as camadas profundas, mas não as rasas. A inversão conjunta consegue determinar todo o intervalo de profundidade. Com isso foi possível mapear cinco zonas favoráveis dentro do aquífero sedimentar Bauru; e três zonas dentro do aquífero cristalino Serra Geral, na região do município de Ibirá – SP.
Durante o mestrado, Marco Antonio Coutro Junior contou com o apoio da Câmara Técnico-Científica (CTC/CPRM). A defesa do mestrado ocorreu em 2015, no IAG-USP.
CPRM