NOTÍCIAS

PIB chileno freia no primeiro trimestre e cresce apenas 4,1%

22 de maio de 2013

O Produto Interno Bruto (PIB) do Chile cresceu menos do que o esperado no primeiro trimestre deste ano, no momento em que o “boom” de investimentos no setor de mineração local começa a dar sinais de enfraquecimento.Segundo rela

rn

rn

O Produto Interno Bruto (PIB) do Chile cresceu menos do que o esperado no primeiro trimestre deste ano, no momento em que o “boom” de investimentos no setor de mineração local começa a dar sinais de enfraquecimento.

Segundo relatório do Banco Central, o PIB avançou 4,1% nos três primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2012, e 0,5% ante o último trimestre do ano passado. A expectativa de economistas era de uma alta de cerca de 4,5%.

Com isso, o crescimento anualizado chileno ficou em 2%. O jornal “La Tercera” notou que o crescimento na comparação anual é o menor desde os 3,2% do terceiro trimestre de 2011.

O setor de mineração, que produz um terço do cobre mundial e representa 15% do PIB chileno, foi o motor por trás do crescimento no primeiro trimestre, ao avançar 7,8% na comparação anual, segundo o Banco Central chileno. A demanda doméstica, por sua vez, cresceu 6,8%, impulsionada pelos investimentos e pelo consumo de bens e serviços. Já o setor industrial teve uma contração de 0,6% no período.

O investimento teve uma expansão de 9,6% contra o mesmo período do ano passado, comparado a um crescimento de 18,1% nos três meses anteriores. Enquanto a produção no setor de mineração se acelerou no primeiro trimestre, os investimentos ocorreram em velocidade menor, com companhias como a Teck Resources ea Anglo American suspendendo alguns projetosp or coonta da alta dos custos e da queda dos preços.

Os gastos do consumidor subiram 6,2% entre janeiro e março contra o mesmo período de 2012, puxando as importações, apesar do enfraquecimento da indústria local no trimestre.

Em 2012, o PIB chileno avançou 5,6%. Neste ano, o BC estima que o país cresça 5%. Além disso, o Chile registrou um déficit em conta corrente de US$ 2,743 bilhões no quarto trimestre, o equivalente a 2,4% do PIB.

rn

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



O uso da água subterrânea na mineração é tema do PodMinerar desta terça-feira

7 de dezembro de 2022

A gestão dos recursos hídricos e das águas subterrâneas e os desafios do setor mineral para utilização e manejo da…

LEIA MAIS

IBRAM defende projetos de inovação apoiados pelo BNDES

27 de abril de 2023

Em nota divulgada nesta 5ª feira, 27/4, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) manifesta o seguinte: Não existe no mundo…

LEIA MAIS

Remineralizadores de solos será tema de painel no e-MINERAÇÃO

2 de maio de 2022

O uso dos remineralizadores é uma alternativa eficiente para fazer com que a adubação e os nutrientes presentes em determinada…

LEIA MAIS