Píer IV Norte realiza primeiro teste com carga
5 de outubro de 2016
Para essa etapa, o minério foi enviado pela recuperadora RP 06 do novo pátio de estocagem, que integra o projeto S11D Onshore – de ampliação da estrutura portuária “em terra”
Os testes de comissionamento no projeto S11D Offshore seguem a todo vapor. Na última segunda-feira (26), foi realizado o terceiro teste no Píer IV Norte, desta vez com carga. Para essa etapa, o minério foi enviado pela recuperadora RP 06 do novo pátio de estocagem, que integra o projeto S11D Onshore – de ampliação da estrutura portuária “em terra”. Agora, o Terminal portuário S11D está a um passo de poder carregar dois Valemax com minério de ferro simultaneamente.
O primeiro teste, realizado no final de agosto, foi para avaliar o sistema de atracação de navio. O segundo, no início de setembro, para aferir se o sistema de amarração de navios está de acordo com o projetado. Já esse terceiro teste serviu para avaliar todo o sistema de carregamento de navios, partindo dos pátios de minério, passando pelos transportadores, até chegar aos carregadores de navio.
Segundo o líder dos Projetos S11D Porto, Jorge Candreva, esse teste funcional garantiu operar toda a rota do minério no porto, desde os pátios de estocagem, a recuperação do minério, o transporte do sistema de transferência para embarque, a 6ª linha de embarque e o carregador de navio. “Os testes oficiais com carga serão realizados em outubro, com o carregamento de três navios de classe VLOC, utilizando os dois carregadores de navios (CN-3 e CN-4)”, comentou.
Programa S11D Logística
Iniciado em 2010, cria as condições logísticas necessárias para transportar, armazenas e embarcar o minério de ferro produzido em Canaã dos Carajás. Com esse investimento, o Sistema Norte terá capacidade para transportar 230 milhões de toneladas de minério por ano (Mtpa) em 2018. É formado por cinco projetos: Ramal Ferroviário Sudeste do Pará, Expansão da Estrada de Ferro Carajás, Terminal Ferroviário Ponta da Madeira, Onshore e Offshore.
Vale