NOTÍCIAS

Planejamento é vital para uma gestão eficientes de riscos em obras

13 de fevereiro de 2014

Conhecimento e experiência profissional também são fatores que contribuem para um bom gerenciamento porque permitem uma melhor avaliação da situação no canteiro.rnO planejamento é fundamental em

rn

Conhecimento e experiência profissional também são fatores que contribuem para um bom gerenciamento porque permitem uma melhor avaliação da situação no canteiro.

rn

O planejamento é fundamental em qualquer atividade econômica porque permite uma melhor visualização dos acontecimentos, antecipando fatos e tomando ações estratégicas mais eficazes em situações emergências, corretivas e até críticas para a sustentabilidade de seu negócio. Na área da construção, o planejamento tem um papel ainda mais importante na medida que contribui para a redução de riscos de diferentes características em um canteiro de obras.

rn

De acordo com Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, o completo domínio de uma obra pode ser alcançado por meio do planejamento. “Com ele, o gestor pode ter uma atuação eficaz onde faz diferença, seja na cadeia de suprimentos, projeto, questões legais, pessoas ou equipamentos. Além disso, quando são observados desvios, a elaboração de um replanejamento torna-se fundamental”, explica.

rn

Outro ponto observado por Auler Neto para uma gestão eficiente dos riscos em obras está relacionado ao conhecimento obtido pelo gestor ao longo de sua carreira. “A vivência, experiência e prática profissional fornecem uma percepção aprimorada e uma avaliação mais assertiva sobre a realidade do canteiro, o que possibilita uma ação mais eficaz ante a um desafio”, pondera.

rn

Há ainda outros aspectos que interferem na gestão de riscos nas obras que, segundo o vice-presidente da Sobtatema, serão debatidos no dia 8 de abril, em São Paulo, durante o Sobratema Workshop 2014, cujo tema central é Gestão de Risco nas Obras – Desafios e Soluções. “Esse assunto é imprescindível para nosso setor porque pode afetar a produtividade e competitividade das construtoras. Assim, sua discussão será benéfica no sentido de levar informações sobre as soluções e os desafios inerentes a esse tema”, pontua Auler Neto.

rn

O evento, direcionado a empresários, gestores, engenheiros, profissionais e especialistas de construtoras, fabricantes e locadoras de equipamentos, seguradoras, e consultorias de projetos, e representantes técnicos de órgãos governamentais, contará com quatro palestras que abordarão informações relevantes sobre riscos ambientais, riscos logísticos, segurança do trabalho e avaliação de riscos e seguros nos canteiros de obras.

rn

Marco Martins, consultor do Proam – Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental fará a primeira palestra sobre os riscos ambiente e seus impactos em obras de grande porte. A segunda palestra, a ser ministrada pelo professor Hélio Flavio Vieira, do Departamento de Engenharia Civil da FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau, detalhará a importância do planejamento logístico e as ações para minimizar os riscos nessa área na construção civil.

rn

Na sequência, o tema riscos e seguros nos canteiros de obras, incluindo os aspectos que devem ser considerados na elaboração da matriz de riscos nas obras, será debatido. A quarta apresentação ficará a cargo de Cosmo Palásio de Moraes Jr., diretor estadual do SINTESP – Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo, que fornecerá um panorama geral da segurança nos canteiros e os principais tipos de acidentes ocorridos. Ao final, os palestrantes participarão de um debate a ser moderado por Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Votorantim Cimentos mobiliza população de Nobres (MT) a incentivar a leitura

5 de novembro de 2018

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) chega ao quarto ciclo de atividades em Nobres (MT). A iniciativa, inédita no…

LEIA MAIS

Julio Nery é nomeado diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM

28 de janeiro de 2020

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para assumir cargo de diretor…

LEIA MAIS

Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS