NOTÍCIAS

Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração é tema de discussão no IBRAM

17 de maio de 2013

Reunião realizada em Belho Horizonte (MG), discutiu consulta pública realizada pelo DNPMrnO escritório regional de Belo Horizonte do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br)sediou

rn

rn

Reunião realizada em Belho Horizonte (MG), discutiu consulta pública realizada pelo DNPM

rn

O escritório regional de Belo Horizonte do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br)sediou, no dia 13 de maio, reunião direcionada às empresas associadas sobre o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei Nº 12.334/2010). O objetivo do evento é contribuir para as discussões da consulta pública que vem sendo realizada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) referente aos assuntos.

rn

 Durante o encontro, 48 técnicos das empresas expuseram preocupações quanto à proposta de consulta pública e tiveram a oportunidade de ampliar a interação de conhecimentos em relação às adequações de conteúdo e de estruturação da norma proposta, que será configurada em Portaria do DNPM.

rn

O PAEBM é parte integrante do Plano de Segurança de Barragens e será de elaboração obrigatória para barragens de mineração com alto dano potencial associado e pelas barragens indicadas pelo DNPM, de acordo com o regulamentado pela Lei nº 12.334, de 20 de setembro de 2010 e pela Portaria DNPM nº 416, de 03 de setembro de 2012. Será também de responsabilidade do DNPM estabelecer a periodicidade de atualização, a qualificação do responsável técnico, o conteúdo mínimo e o nível de detalhamento dos Planos de Ações de Emergência.

rn

Entre os vários assuntos discutidos na reunião estão a interação entre órgãos ambientais licenciadores dos estados com as mineradoras e a Defesa Civil diante de um sinistro; a disposição de rejeitos de minérios em cavas já exauridas; os limites de inundação à jusante das barragens; a modelagem de simulados de emergência com a comunidade a ser potencialmente afetada; os prazos para adequação e revisão da portaria e a busca contínua por melhorias no monitoramento de incidentes e acidentes.

rn

 Após o encontro, foi decidido que o IBRAM consolidará as observações das empresas associadas e encaminhará, no âmbito da consulta pública, a formalização dos pleitos e sugestões das mineradoras. O objetivo da ação é contribuir positivamente para uma adequação consistente da futura norma ao processo de sustentabilidade da mineração nacional.

rn


Encontro reúne empresas associadas para debater sobre o Plano de Ação 
de Emergência de Barragens de Mineração

rn

rn

rn

 

Fonte: IBRAM

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Gerdau anuncia investimento de R$ 200 milhões na usina Riograndense

26 de janeiro de 2022

A Gerdau anunciou, na última quarta-feira (19), que investirá R$ 200 milhões em sua unidade Riograndense, em Sapucaia do Sul (RS) para…

LEIA MAIS

Alunorte e UFPA assinam novo acordo para pesquisas de uso do resíduo de bauxita, dessa vez na produção de agregado sintético

13 de outubro de 2020

A Alunorte anuncia novo acordo com a Universidade Federal do Pará (UFPA) para pesquisa sobre o uso do resíduo da bauxita na…

LEIA MAIS

Setor mineral tem incremento positivo em quase todos os indicadores no 3º trimestre

21 de outubro de 2020

O desempenho da indústria mineral no 3º trimestre aponta para a melhoria em diversos indicadores, como atração de novos investimentos;…

LEIA MAIS