NOTÍCIAS

Política Mineral é tema de debate na SDE

3 de abril de 2017

Evento reuniu representantes da área mineral, da Fieb, dos sindicatos baianos das Mineradoras e das Indústrias de Mármores, Granitos e Similares, além da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral

A construção da política mineral foi tema de debate na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE). Evento reuniu representantes da área mineral, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), dos sindicatos baianos das Mineradoras e das Indústrias de Mármores, Granitos e Similares, além da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral que, junto com a SDE, formam o grupo de trabalho responsável pela construção do documento.
 
"A reunião da última quinta feira (30) é a primeira de uma série que deverá ocorrer para que nós possamos fazer a construção de uma proposição de uma política mineral dialogando com os empresários, percebendo quais são as questões que inibem ou dificultam os investimentos", afirmou o superintendente de Estudos e Políticas Públicas da SDE, Reinaldo Sampaio.
 
Segundo ele, a partir do encontro será possível criar uma agenda de entendimentos e de cooperação para uma compreensão comum de como propor a melhor política mineral para o estado. "A ideia de propor uma política mineral tem a visão pública de promover o desenvolvimento do setor mineral, mas para que isso ocorra é preciso criar um ambiente de negócios favorável ao segmento privado sem prejuízo das questões legais, ambientais e sociais".
 
O diretor presidente da Bahia Mineração (Bamin), Cláudio Menezes, destacou a importância de participar da reunião com o Governo Estado, que tem iniciativa de congregar as empresas do setor industrial para uma mobilização que pode beneficiar todos nós, empresas, governo, sociedade como um todo. Acredito que a Política Mineral pode trazer melhoria, divulgação mais ampla e intercâmbio de informação com parceiros.
 
Para o presidente da Vanádio de Maracás, empresa do grupo canadense Largo Resources , Paulo Misk, que também preside do Sindicato das Mineradoras do Estado da Bahia, discutir a política mineral é uma oportunidade única e dá uma visão melhor da sociedade do que é mineração. "Se tiver um entendimento dos benefícios que a mineração proporciona à sociedade fica muito mais fácil ter um alinhamento de todos os órgãos para propiciar o fomento da mineração e maximizar os benefícios que a própria mineração pode proporcionar".
 
Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Combate ao garimpo ilegal: IBRAM vai propor a órgãos de controle que exijam uso de plataforma da USP em todas as negociações com ouro

19 de maio de 2023

Plataforma consegue identificar fonte de procedência do ouro, permitindo diferenciar o ouro legal do ilegal. IBRAM assina convênio com USP…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para o Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais

8 de outubro de 2018

studos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China…

LEIA MAIS

Reforma tributária na visão da mineração é tema de debate entre presidente do IBRAM e representantes da FPMin

26 de abril de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou de reunião organizada nesta 4ª feira (26) pela Frente Parlamentar…

LEIA MAIS