Após 30 dias de sua publicação já está em vigor a Portaria do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) nº 70.389/2017, assim como o Sistema de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM).rn
O sistema prevê a possibilidade de acesso aos empreendedores para a vinculação de seus profissionais às barragens de mineração que são responsáveis. Para acessar é necessário que cada profissional assinem eletronicamente o Termo de Compromisso de Responsabilidade e crie uma senha de acesso. É imprescindível que os profissionais estejam cadastrados no Cadastro de Titulares de Direitos Minerários (CTDM).
É necessário se atentar aos seguintes itens transitórios em consonância com a Portaria DNPM nº 70.389/2017 – especialmente nos primeiros 60 dias de funcionamento do sistema:
1. Os dados das barragens de mineração existentes e armazenados no sistema RALWEB do DNPM, serão importados pelo SIGBM e devem ser atualizados pelo empreendedor em até 60 (sessenta) dias após a data do início da vigência desta Portaria, ou seja, até 18/08/2017;
2. Até 30 dias após a data do início de vigência desta Portaria, ou seja, até 19/07/2017, o empreendedor deve inserir no SIGBM as informações dos EIR referentes ao período compreendido entre 1º/01/2017 e 19/06/2017.
O passo a passo está disponível em: http://outorga.dnpm.gov.br/SitePages/fichacadastral.aspx.
Mais informações podem ser obtidas em no endereço eletrônico http://www.dnpm.gov.br/assuntos/barragens/sigbm.
Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…
LEIA MAISO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) destacou os trabalhos desenvolvidos com o objetivo de promover o engajamento e a interação…
LEIA MAISA regulamentação e as diretrizes estratégicas que podem ser implementadas para melhorar os quadros de governança territorial e a cadeira…
LEIA MAIS