NOTÍCIAS

Porto de Natal realiza o primeiro carregamento de minério de ferro do ano destinado à China

30 de agosto de 2012

rnNATAL – No sábado, 25, o navio Nord Sincere, com bandeira do Japão, atracou no Porto de Natal para receber um carregamento de 30 mil toneladas de minério de ferro. O minério veio de Cruzeta, na região do Seri

rn

NATAL – No sábado, 25, o navio Nord Sincere, com bandeira do Japão, atracou no Porto de Natal para receber um carregamento de 30 mil toneladas de minério de ferro. O minério veio de Cruzeta, na região do Seridó, e pertence à Susa Mineração.

rn

A operação de carregamento de minério deverá durar cinco dias. A saída do navio de Natal está prevista para sexta-feira, 31, levando o carregamento destinado à China.
Esse é o primeiro carregamento de minério de ferro do ano e o terceiro feito pelo Porto de Natal. O primeiro carregamento deu-se em outubro de 2011, quando foram carregadas 31.012 toneladas e o segundo em dezembro daquele ano, com carregamento de 35.054 toneladas.

rn

“O carregamento de mais um navio de minério de ferro é mais um passo no sentido de consolidarmos o Porto de Natal como um instrumento importante para escoamento deste que é um dos filões mais promissores da nossa economia, o minério de ferro”, analisa o presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), engenheiro Pedro Terceiro de Melo.

rn

A operação pelo Porto de Natal acontece em várias etapas. Na primeira, o minério chega ao terminal portuário por meio de carretas e é armazenado na retroárea do porto, onde são adotados todos os cuidados para que o minério não polua a atmosfera e não prejudique o meio ambiente.

rn

Em seguida, o minério recebe inspeção de umidificação diária, para não se dissipar. Uma lona é posta para cobrir o mineral. Além disso, são colocadas telas externas no minério com, no mínimo, dois metros acima da altura da pilha.

rn

Quanto à operação de carregamento do navio, outras exigências são feitas pela Codern, para que o embarque ocorra sem risco para o meio ambiente.

rn

“Foi exigido que as esteiras fossem enclausuradas, ou seja, as esteiras que transportam o minério para dentro dos porões do navio são totalmente cobertas. Elas têm um ‘sheeplonden’, que é uma esteira que desce para cair na outra esteira. Antes esse trabalho era feito com uma esteira pequena. Agora são cinco esteiras, que vêm desde a pilha de minério até o navio”, explica o presidente.

rn

Todos esses cuidados estão sendo adotados para evitar qualquer risco de dano ao meio ambiente. “Esta operação merece uma atenção especial do Porto de Natal porque será uma operação-piloto. É a primeira operação que faremos com esses cuidados”, afirma Terceiro de Melo. Após esta operação, a Codern expedirá uma instrução normativa para o procedimento de embarque de minério no Porto de Natal.

rn

Entidades e órgãos acompanham o carregamento

rn

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram convidadas pela Codern e estão participando da operação de embarque de minério de ferro pelo Porto de Natal.

rn

Segundo o presidente da Codern, Pedro Terceiro de Melo, a empresa está adotando todos os cuidados possíveis em relação à questão ambiental, uma vez que o embarque de minério exige precauções para que não se gere poluição atmosférica.

rn

Neste sentido, o Porto de Natal, através da coordenadora de Meio Ambiente, Ivanosca Rocha Miranda, se reuniu nos últimos meses com os órgãos de proteção do meio ambiente e também com a mineradora Susa Mineração e a empresa responsável pelo embarque, a GPM.

rn

“Todas as medidas foram adotadas para que a operação seja a mais segura possível. Convidamos Ibama, Idema e Anvisa para acompanhar os trabalhos e darem sugestões para que possamos aperfeiçoar cada vez mais esta operação”, afirmou Ivanosca.

rn

 

Fonte: Jornal O Mossoroense

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS

Os financiamentos à mineração brasileira em debate no e-Mineração

14 de junho de 2021

Um dos segmentos mais estratégicos da nossa economia, o setor mineral, faturou, apenas no 1º trimestre de 2021, cerca de…

LEIA MAIS

Conheça os vencedores da 15ª Edição do Prêmio Universitário Aberje – Setor Mineral

8 de novembro de 2021

A novidade deste ano é que os grupos puderam escolher entre dois desafios para trabalhar em seus projetos. Estudantes da…

LEIA MAIS