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Portos da China levarão anos para receber os Valemax

28 de agosto de 2012

rnO segundo maior porto da China precisará no mínimo de dois anos para expandir seus canais para acomodar os navios gigantes da Vale, afirmou nesta terça-feira o executivo do porto, sinalizando mais atrasos para a mineradora com

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O segundo maior porto da China precisará no mínimo de dois anos para expandir seus canais para acomodar os navios gigantes da Vale, afirmou nesta terça-feira o executivo do porto, sinalizando mais atrasos para a mineradora com o veto de Pequim às embarcações.

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A China é o maior comprador mundial de minério de ferro e da Vale. Armadores chineses convenceram em janeiro o governo a bloquear os Valemax em meio a preocupações com a segurança e o potencial impacto da perda de mercado das empresas locais de navegação.

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A proibição forçou a Vale, a maior produtora global de minério de ferro, a tomar uma rota mais cara para entregar suas exportações, por meio de um centro de distribuição nas Filipinas.

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Um executivo da Vale disse à Reuters em março que esperava que a China permitiria a entrada dos Valemax, cada um com capacidade de 400 mil toneladas de minério de ferro, dentro de meses e, em maio, o ministério dos Transportes deu permissão ao porto chinês de Ningbo para construir estruturas de atracação grandes o suficiente para receber os meganavios.

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A decisão do Ministério dos Transportes da China, entretanto, não é final e antes que o porto comece a construir os cais são necessárias autorizações das autoridades locais e de uma comissão governamental, disse à Reuters presidente da companhia que administra o Porto de Ningbo, Wu Jinkun.

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Se o projeto receber todas as licenças necessárias, a construção das novas estruturas levará anos para ser concluída, acrescentou o executivo.

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“É claro, nós esperamos ser o primeiro porto a receber os Valemax … mas a construção levará ao menos dois ou três anos. Ainda é cedo”, disse ele, nos bastidores de uma conferência do setor.

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“Para construir um cais de 400 mil toneladas, temos alguns problemas, por exemplo, a profundidade da rota de navegação.

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O primeiro e único Valemax permitido na China, com capacidade de 380 mil toneladas, o Berge Everest, atracou no porto de Dalian em dezembro do ano passado, antes do veto oficial.

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A Vale quer gerenciar uma frota de 35 Valemaxes para reduzir os custos de transporte para a China para ajudá-la a competir com suas rivais, a australiana BHP Billiton e Rio Tinto.

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Fonte: Reuters

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