rnO segundo maior porto da China precisará no mínimo de dois anos para expandir seus canais para acomodar os navios gigantes da Vale, afirmou nesta terça-feira o executivo do porto, sinalizando mais atrasos para a mineradora com
rn
O segundo maior porto da China precisará no mínimo de dois anos para expandir seus canais para acomodar os navios gigantes da Vale, afirmou nesta terça-feira o executivo do porto, sinalizando mais atrasos para a mineradora com o veto de Pequim às embarcações.
rn
A China é o maior comprador mundial de minério de ferro e da Vale. Armadores chineses convenceram em janeiro o governo a bloquear os Valemax em meio a preocupações com a segurança e o potencial impacto da perda de mercado das empresas locais de navegação.
rn
A proibição forçou a Vale, a maior produtora global de minério de ferro, a tomar uma rota mais cara para entregar suas exportações, por meio de um centro de distribuição nas Filipinas.
rn
Um executivo da Vale disse à Reuters em março que esperava que a China permitiria a entrada dos Valemax, cada um com capacidade de 400 mil toneladas de minério de ferro, dentro de meses e, em maio, o ministério dos Transportes deu permissão ao porto chinês de Ningbo para construir estruturas de atracação grandes o suficiente para receber os meganavios.
rn
A decisão do Ministério dos Transportes da China, entretanto, não é final e antes que o porto comece a construir os cais são necessárias autorizações das autoridades locais e de uma comissão governamental, disse à Reuters presidente da companhia que administra o Porto de Ningbo, Wu Jinkun.
rn
Se o projeto receber todas as licenças necessárias, a construção das novas estruturas levará anos para ser concluída, acrescentou o executivo.
rn
“É claro, nós esperamos ser o primeiro porto a receber os Valemax … mas a construção levará ao menos dois ou três anos. Ainda é cedo”, disse ele, nos bastidores de uma conferência do setor.
rn
“Para construir um cais de 400 mil toneladas, temos alguns problemas, por exemplo, a profundidade da rota de navegação.
rn
rn
O primeiro e único Valemax permitido na China, com capacidade de 380 mil toneladas, o Berge Everest, atracou no porto de Dalian em dezembro do ano passado, antes do veto oficial.
rn
A Vale quer gerenciar uma frota de 35 Valemaxes para reduzir os custos de transporte para a China para ajudá-la a competir com suas rivais, a australiana BHP Billiton e Rio Tinto.
rn
rn
Fonte: Reuters
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) recebeu, nesta terça-feira (3), em Belo Horizonte (MG), representantes do Consulado Britânico em Minas…
LEIA MAISFoi publicada no último dia 01/10 a Lei nº 14.066/2020, que impõe medidas para aumento da segurança de barragens, proíbe a…
LEIA MAISAs perspectivas e oportunidades de bons negócios para a indústria mineral no Pará e no Brasil nas próximas décadas serão…
LEIA MAIS