NOTÍCIAS

Prática ambiental premiada

7 de julho de 2015

No dia 2 de julho, foi divulgado em São Paulo o resultado do Ranking Benchmarking Brasil 2015. O programa reconhece as empresas e os projetos que mais se destacaram na área socioambiental e que se tornaram referência pela inova&cc

rn

No dia 2 de julho, foi divulgado em São Paulo o resultado do Ranking Benchmarking Brasil 2015. O programa reconhece as empresas e os projetos que mais se destacaram na área socioambiental e que se tornaram referência pela inovação e qualidade de suas práticas. A Samarco conquistou a 25a colocação, entre 68 projetos  apresentados.

rn

Nesta edição, o case Gestão Adequada de Resíduos, de autoria do analista da gerencia de controle ambiental Vinicius Loyola, foi uma das iniciativas selecionadas. O projeto foi desenvolvido por meio da metodologia Lean Seis Sigma e consiste no reaproveitamento dos resíduos industriais gerados pela Samarco em outras etapas do processo produtivo. “Além de diminuir a necessidade de captar novos recursos, as ações possibilitam oferecer uma destinação nobre a um subproduto que antes era descartado”, explica Vinícius.

rn

Da fase de concepção até a implantação das melhorias foram necessários dez meses de trabalho, com a participação ativa das equipes de Meio Ambiente, Infraestrutura, Gerência da Mina e Gerência de Beneficiamento, em Germano. Para suportar o projeto, também foram realizados kaizens e treinamentos focados na redução de resíduos e reaproveitamento de materiais. 

rn

Para Vinícius, o reconhecimento do Benchmarking ajuda a reforçar a imagem da Samarco como a de uma empresa que atua com respeito ao meio ambiente e às pessoas. “O evento reconhece as melhores práticas socioambientais do país, o que dá visibilidade para as iniciativas que desenvolvemos internamente e demonstra o comprometimento de nossas equipes com a excelência operacional e com a sustentabilidade”, conclui.

rn

Trabalho sustentável 

Essa não é a primeira vez que a Samarco é selecionada para integrar o Ranking Benchmarking Brasil. Em 2012, a empresa foi reconhecida pelo Projeto Taboa Lagoa, que viabilizava a utilização das fibras de uma planta aquática presente na região da Lagoa de Mãe-Bá na produção de artesanato. A iniciativa não só permitiu o controle da proliferação do vegetal, como contribuiu para a diversificação das fontes de renda da comunidade local. 

rn

 

rn

Já em 2014, o projeto Ecoeficiência na Gestão Portuária contribuindo para a conservação da Biodiversidade Marinha (Tartarugas Marinhas) se tornou uma prática de referência ao propor a readequação da iluminação dos Pátios de Estocagem e do Porto de Ubu, de forma a não impactar o período de desova das tartarugas marinhas.

rn

 

rn

rn

 

Fonte: Samarco

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



O uso da água subterrânea na mineração é tema do PodMinerar desta terça-feira

7 de dezembro de 2022

A gestão dos recursos hídricos e das águas subterrâneas e os desafios do setor mineral para utilização e manejo da…

LEIA MAIS

Atlantic Nickel conclui embarque para Europa e já ultrapassa 29 mil toneladas de minério exportadas este ano

20 de abril de 2022

A Atlantic Nickel, única empresa produtora de níquel sulfetado no Brasil, finalizou o terceiro embarque de minério para exportação neste…

LEIA MAIS

Guia de boas práticas aborda etapas de ciclo de vida de barragens e outras estruturas de disposição de rejeitos

8 de agosto de 2019

A minuta do ‘Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos’, que está em fase…

LEIA MAIS