rnA Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (Unctad) aposta na manutenção em “patamares elevados, sob a perspectiva histórica”, dos preços do minério de f
rn
A Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (Unctad) aposta na manutenção em “patamares elevados, sob a perspectiva histórica”, dos preços do minério de ferro ainda por muitos anos, com piso estimado em aproximadamente US$ 120 a tonelada colocada na China.
rn
A previsão faz parte de relatório sobre o mercado global de minério de ferro entre 2011 e 2013, publicado hoje pela agência – a versão eletrônica foi divulgada em junho. “O relatório também aponta que o mercado mundial de minério de ferro será caracterizado por condições de aperto por muitos anos, embora os preços devam começar a declinar” quando chegarem ao mercado capacidades de produção adicionais.
rn
No documento, a Unctad informa ainda que o consumo mundial de minério de ferro deve subir de 1,92 bilhão de toneladas em 2011 para cerca de 2 bilhões de toneladas em 2012. No ano seguinte, alcançaria 2,08 bilhões de toneladas.
rn
A produção mundial de minério de ferro manteve a trajetória de crescimento no ano passado, diante da entrada em operação de novas minas, que adicionaram ao mercado 125 milhões de toneladas da commodity. Os volumes produzidos cresceram em todas as regiões, com exceção da Europa, segundo o relatório. Entre os maiores produtores mundiais, a Austrália ampliou os volumes em 12,7%; o Brasil, em 5,1%; e a China, em 2,1%.
rn
Em maio deste ano, segue o relatório, a estimativa era a de que cerca de 796 milhões de toneladas de minério, em novas capacidades, chegarão ao mercado entre 2012 e 2014. “Desse volume, 270 milhões de tonelada estão na categoria ‘certa’, 220 milhões de toneladas na categoria ‘provável’ e 310 milhões, na ‘possível’”, destaca o relatório.
rn
Fonte: Valor Econômico
Os desafios e expectativas para a descaracterização de barragens serão debatidos no e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022, evento 100% online e gratuito. O painel…
LEIA MAISEmpresas e prestadores de serviços de diversos setores da cadeia mineral poderão negociar propostas comerciais diretamente junto às mais importantes…
LEIA MAISO diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Rinaldo Mancin, representou o Instituto, nesta quinta-feira, 12, em…
LEIA MAIS